ESTUDO SOBRE O SANTUÁRIO Nº 3
Lição da escola sabatina: O SANTUÁRIO NO LIVRO DE ÊXODO PRIMEIRA PARTE
DOMINGO 
VERSO ÁUREO: "E Me farão um santuário, e habitarei no meio deles" (Êxo. 25:8)

Muitos anos se passaram de escravidão no Egito, e parecia que o Senhor Jeová havia se esquecido da promessa que ele fez a Abraão, Isaac e Jacó. O povo estava perdido como ovelhas desgarradas e não tinham mais esperanças. O povo de Jeová servia aos caprichos dos egípcios como escravos. Mas o Senhor Jeová se compadeceu de seus filhos. Deus revelara a Abraão a servidão de Israel no Egito, e declarara que o tempo de sua peregrinação seria de quatrocentos anos. "Sairão depois com grandes riquezas." Gên. 15:14. Contra essa palavra, todo o poder do orgulhoso império de Faraó batalhou em vão.
Os desígnios de Deus não conhecem adiantamento nem tardança. Então Deus começa a operar: Moisés foi atraído por uma moita de sarça que queimava, mas não se consumia, ouviu a voz de Deus chamando o para tirar seu povo do Egito. Mas senhor, quando o povo me perguntar quem me enviou o que direi?  Dirás: ...o Eu Sou me enviou a vós. (Êxodo  3:14). Após dez terríveis pragas o povo foi libertado. Em direção a terra prometida acamparam diante de uma cordilheira montanhosa. Ali aprenderam preciosas lições. O povo ainda não entendia o caráter do ser invisível. Deus se compadeceu do povo, desejou estar presente no meio deles e ordenou a moisés: “E me farão um santuário e habitarei no meio deles” Ex.24:8

1) Por que Deus instruir Moisés para construir um santuário?
Êxodo 25:8 __________________________________________________
    Nota: O pecado separou o homem de um Deus santo (ver Isaías 59:2). O que Deus estava revelando por meio do santuário era o plano da redenção, uma ponte sobre abismo para que Deus e a humanidade pudesse voltar a ser um de novo.

2) Em quem foi esse plano de redenção cumprida?
João 1:14 __________________________________________________
    Nota: Cristo é a realidade da mensagem Santuário. Tudo sobre o santuário apontavam para Cristo e à salvação através dEle. É por isso que David declarou: "O teu caminho [de salvação] ó Deus, está no santuário."
3. Ao que quis dezer quando Ele fez esta declaração?
João 2:19-21 __________________________________________________
    Nota: Os antigos judeus se apegavam ao templo e erram. Eles colocaram a ênfase do santuário e na construção do templo e seus rituais, ao invés de sobre o que é apontado - a salvação através de Jesus Cristo.

SEGUNDA-FEIRA 
4. Quando é que os discípulos de Jesus descobriram o verdadeiro significado do templo?
    João 2:22 __________________________________________________
    Nota: Os discípulos também foram vítimas dos líderes judaicos e somente após a ressurreição que eles perceberam que toda a mensagem do santuário do Antigo Testamento apontavam para Jesus, o Messias prometido.

5. O que Deus preparou para Cristo em vez dos sacrifícios no santuário?
    Hebreus 10:5 __________________________________________________
    Nota: A propósito do sistema de sacrificios era apontar para Cristo e este crucificado. O único valor que o sacrifício de animais tinham no Antigo Testamento era apontar o povo de Deus para a vinda do Messias. Em si, o sacrifício de animais não tinha méritos e é por isso que Deus não tinha prazer neles.

6. Por que Deus preparou um corpo para Cristo?
    Hebreus 10:7 __________________________________________________
    Nota: Foi através do corpo humano de Cristo que o mundo foi redimido. Esta era a vontade de Deus (ver João 3:17). É por isso que a humanidade de Cristo é tudo para nós. Nela Deus obteve a salvação total e completa para toda a raça humana.
“A humanidade do Filho de Deus é tudo para nós. É a corrente de ouro que liga nossa alma a Cristo, e por meio de Cristo a Deus. Isto deve constituir nosso estudo. Cristo foi um homem real; deu prova de Sua humildade, tornando-Se homem. Entretanto, era Ele Deus na carne.” (Mensagens Escolhidas vol.1 pág.244)
TERÇA-FEIRA
O TABERNÁCULO

O Tabernáculo e seu mobiliário, fala de uma coisa, a saber, a salvação fornecidos por Jesus Cristo e da obra de Cristo realizada por nós na cruz do Calvário e o trabalho que ele faz no santuário celestial. Nosso maravilhoso Deus todo-poderoso projetou cada detalhe - cada parte tinha uma lição sobre a salvação.  
Nenhuma parte das Escrituras é mais rica em significado ou mais perfeito em ensinamento de que o plano da redenção, através da construção do Tabernáculo! 
AGORA MEDITE:
7) O tabernáculo tem sido chamado de .”............................................", leia este comentário abaixo e tente responder como o Tabernáculo era chamado.
[1]. Temos a redenção através do sangue (Ef 1:7).
[2]. Temos o perdão através do sangue (Ef 1:7).
[3]. Temos justificação pelo sangue (Rm 5:9).
[4]. Temos santificação através do sangue (Hb 10:10).
[5]. Temos purificação através do sangue (I João 1:7).
[6]. Temos a paz pelo sangue (Cl 1:20).
[7]. Temos vitória através do sangue (Ap 12:11).
Nota: O Tabernáculo era chamado de...por causa do sangue dos sacrifícios exigidos por Deus. Mas, tudo isso foi apenas o sangue profética, típico, e uma sombra do sangue do Cordeiro de Deus, o Seu Amado Filho.

8) Leia Êxodo 12: 3 e 7 e responda: O que simbolizava o cordeiro na páscoa e o Santuário? 

(....) Simbolizava a Igreja no final dos tempos
(....) Simbolizava o ministério de Jesus Cristo

9) Por que devemos estudar sobre o Santuário?

(....) Porque explica claramente o plano da salvação
(....) Porque é uma lei judaica
QUARTA-FEIRA 
10) Leia Êxodo 25:8 e Êxodo 29:43 e responda:Deus ordenou a construção do santuário para:
(....) habitar no meio de seu povo
(....) que eles pudessem ter uma igreja
Nota: Com Deus habitando no meio deles, era intenção divina que eles se santificassem pela sua presença, como no caso do lugar da sarça ardente e Moisés (Êxodo 3:2 a 4:17).
11) Leia Êxodo 25:9 e 25:40 e observe que o Santuário foi construído baseado num modelo original.
Responda: Por que você acha que Deus queria que fosse exatamente igual ao original?
........................................................................................................................................................
Nota: Foi ordenado a Moisés que construísse a cópia a partir do original que lhe foi mostrado. Fazendo assim, Deus não permitiria que houvesse diferença entre os móveis e os serviços que ocorriam no Santuário, demonstrando a santidade de Cristo e seu Santuário.
Essa é a garantia que nós temos e, se compreendermos exatamente os símbolos e os serviços que ocorriam no Santuário terrestre e sua relação com o povo de Israel, conseguiremos entender como são os serviços do Santuário Celeste e sua relação com o Povo de Deus da atualidade.

QUINTA-FEIRA 
12) Em que posição o santuário deveria ser montado?  Números 3:38, Êxodo 27:13

(....) De frente para o leste (nascer do sol)
(....) De frente para o oeste (por-do-sol)
13) Agora Leia Ezequiel 8:13-16 e tente responder a pergunta abaixo antes de ver a resposta da pergunta:
Por que a entrada do Santuário era para o lado leste, ou o nascer do sol?

Resposta: Há razão para Deus ter ordenado a entrada ser do lado oriental. A razão é lógica e grandiosa, para entrar no santuário a pessoa precisava dar as costas ao sol, deus dos pagãos. Isso pode ser entendido na visão dada ao profeta Ezequiel.
Deus mostra a Ezequiel qual era a maior abominação que ele já tinha visto, e que era a adoração do sol. Por isso, o ato da pessoa entrar no pátio do Santuário já mostrava que ela estava desprezando o maior deus pagão, O SOL.
SEXTA-FEIRA

UM FATO INTERESSANTE:
A Bíblia não diz que no Céu há um Pátio no Santuário Celeste. Podemos perceber coisas interessantes: 
O sacrifício era feito no pátio, onde também havia a pia. Não havia morte dentro da tenda. Jesus foi batizado aqui na Terra e aqui também foi morto. Jesus morreu fora das portas do santuário do céu.
O único lugar que pecadores poderiam pisar era dentro do pátio, fora da tenda. O único lugar do universo que há pecadores é a Terra.
Hebreus 13:12 A visão de Ezequiel 9 mostra o selamento feito por Jesus sobre aqueles que o amam, e depois a ordem para matar os não selados e encher o átrio de mortos. O átrio do santuário celestial é terra. Jesus Cristo voltará à esta Terra para salvar os justos e destruir os ímpios. Portanto os mortos – os não selados - ficarão aqui na Terra. 
Ezequiel 9:2-7 
Portanto, o átrio ou pátio do Santuário Celeste é a própria Terra. 



0 comentários:

Postar um comentário