JUSTIÇA PELA FÉ



Justiça pela Fé

“Posso chamar vossa atenção para uma questão importantíssima? É possível que o deixarmos de dar a devida ênfase ao assunto da justiça pela fé esteja retardando o derramamento da chuva serôdia e o alto clamor?”

"As mais doces melodias vindas de Deus, por meio de lábios humanos, são: Justificação pela Fé e A Justiça de Cristo". Testimonies for the Church, voI. 6, pág. 426.
“...e todo raio de luz recebido deve ser comunicado a outros. Um interesse prevalecerá, um assunto superará todos os demais – Cristo, justiça nossa.” (Review and Herald 23-12-1890)
“O pensamento de que a justiça de Cristo nos é imputada, não por algum mérito de nossa parte, mas como um dom gratuito de Deus, é um precioso pensamento. O inimigo de Deus e do homem não quer que esta verdade seja claramente apresentada; pois sabe que, se o povo a aceitar plenamente, está despedaçado o seu poder...” (O.Evangélicos pág.161)
"Ninguém disse que encontraremos perfeição nas investigações de algum homem, mas isto eu sei: Por falta de instrução sobre o assunto da justiça pela fé em Cristo e verdades afins, nossas igrejas estão perecendo". Obreiros Evangélicos, pág. 301.
"A mensagem presente - justificação pela fé - é mensagem vinda de Deus. Tem as credencias divinas, pois seu fruto é para santidade". Mensagens Escolhidas, voI. 1, pág. 359.

"A fim de preparar o caminho ao Senhor, a' mensagem da justiça de Cristo há de soar desde uma até a outra extremidade da Terra. Esta é a glória de Deus com que será concluída a mensagem do terceiro anjo". Testimonies voI. 6, pág. 19

A mensagem da justiça de Cristo há de soar desde uma até a outra extremidade da Terra, a fim de preparar o caminho ao senhor. Esta é a gloria de Deus com que sera encerrada a mensagem do terceiro anjo-2TS,373(1900)

Em sua grande misericórdia, enviou o Senhor preciosa mensagem a seu povo por intermédio dos pastores [E.J] waggnoner e [A.T] Jones. Esta mensagem devia pôr de maneira mais preeminente diante do mundo o salvador crucificado, o sacrifício pelos pecados de todo o mundo. Apresentava a justificação pela fé no fiador; convidava o povo para receber a justiça de Cristo, que se manifesta na obediência a todos os mandamentos de Deus. (Eventos Finais pág.172)

Deus trouxe essa mensagem ao povo adventista em 1888. Essa é a verdadeira justiça pela fé, porque essa justiça se manifesta na obediência a todos os mandamentos de Deus. Então o conteúdo da mensagem é vitória sobre o pecado. Quando recebemos a justiça de pela fé, ela põe termo ao pecado. A justiça pela fé não só justifica-nos dos pecados, mas também nos salva de cair novamente nesses mesmos pecados. É a um tempo cura e prevenção. Quando recebemos a justiça de Cristo somos curados de todos os pecados que nos escravizam.
Se você consagrar a Ele todo seu ser, Ele pode salvá-lo e o salvará dos pecados que o escravizam, e isso de forma tão completa que você não cairá de novo nesse mesmo pecado. Então não andaremos mais segundo a carne, mas segundo o Espírito. E exclamaremos como Paulo: “Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo.”

“O tema que atrai o coração do pecador é Cristo, e Este crucificado. Na cruz do Calvário, Jesus é revelado ao mundo em incomparável amor. Apresentai-O assim às multidões famintas, e a luz de Seu amor conquistará homens das trevas para a luz, da transgressão para a obediência e verdadeira santidade. Contemplar a Jesus sobre a cruz do Calvário desperta a consciência para o hediondo caráter do pecado como nada mais o pode fazer.” Review and Herald, 11 de novembro de 1892.

ESTUDO SOBRE A JUSTIÇA PELA FÉ
"E depois destas coisas vi descer do céu outro anjo, que tinha grande poder, e a Terra foi iluminada com a sua glória." Apocalipse 18:1.
LEITURA INTRODUTÓRIA: "Conforme profetizado no capítulo 18 de Apocalipse, a mensagem do terceiro anjo deve ser proclamada com grande poder por aqueles que vão dar a advertência final contra a besta e sua imagem [Cita-se Apocalipse 18:1-6]." Testemunhos para a igreja, voI. 8, p.118.
ESTUDO ADICIONAL: O grande conflito, p. 603-612 (O último convite divino).
1. A MENSAGEM DO TERCEIRO ANJO
1A) A mensagem do terceiro anjo deve ser proclamada em alta voz. Que plano Satanás idealizou para enfraquecer essa proclamação? Apocalipse 14:9.
  (AP 14:9) -  E seguiu-os o terceiro anjo, dizendo com grande voz: Se alguém adorar a besta, e a sua imagem, e receber o sinal na sua testa, ou na sua mão,
   "Satanás ideou um estado de coisas por cujo meio a proclamação da terceira mensagem angélica será detida. [. .. ] Não deve haver abrandamento da verdade nem dissimulação da mensagem para este tempo. A mensagem do terceiro anjo deve ser fortalecida e confirmada. [...] Tem havido demasiados rodeios na proclamação da terceira mensagem angélica. Não tem a mensagem sido proclamada com a clareza e a nitidez com que deveria tê-Io sido." Evangelismo, p. 230.
1B) Que advertência é dada aos que tentam fazer mudanças na tríplice mensagem? Deuteronômio 4:2.
  (DT 4:2) -  Não acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do SENHOR vosso Deus, que eu vos mando.
   "Foram-me mostrados três degraus - a primeira, a segunda e a terceira mensagens angélicas. Disse o meu anjo assistente: 'Ai de quem mover um bloco ou mexer num alfinete dessas mensagens. A verdadeira compreensão dessas mensagens é de vital importância. O destino das pessoas depende da maneira como são elas recebidas. '" Primeiros escritos, p. 258 e 259.
2. NECESSIDADE DE AUXÍLIO
2A) Que testemunhou João quando começou a escrever o capítulo 18 de Apocalipse? Por que esse outro anjo precisava vir? Apocalipse 18:1 (primeira parte).
  (AP 18:1) -  E DEPOIS destas coisas vi descer do céu outro anjo, que tinha grande poder, e a terra foi iluminada com a sua glória.
   "A mensagem do terceiro anjo deve ser dada com poder. O poder da proclamação da primeira e da segunda mensagens deve ser intensificado com a terceira. No Apocalipse, João fala do mensageiro celestial que se une ao terceiro anjo [cita-se Apocalipse 18:1 e 2]. [...] Estamos sob o risco de apresentar a mensagem do terceiro anjo de maneira tão indefinida que ela não impressione o povo. Tantos outros interesses aparecem que a própria mensagem, a qual deveria ser proclamada com poder, torna-se insipida e sem expressão." Testemunhos para a igreja, vol. 6, p. 60.
   "Qual é nossa condição neste tempo terrível e solene? Oh, que orgulho prevalece na igreja, que hipocrisia, que engano, que amor ao vestuário, à frivolidade e à diversão, que desejo de supremacia!" - The Review and Herald, 22 de março de 1887.
2B) Que outras condições prevalecentes na igreja requerem a vinda daquele outro anjo? 1 João 2:15,16; 2 Coríntios 6:14-16.
(1JO 2:15) -  Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.
  (1JO 2:16) -  Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.
(2CO 6:14) -  Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?
  (2CO 6:15) -  E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel?
  (2CO 6:16) -  E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.
   ''A verdade mais solene e terrível é que muitos que estiveram proclamando zelosamente a mensagem do terceiro anjo agora se tornaram desatentos e indiferentes! A linha de demarcação entre os mundanos e os professos cristãos está quase indistinguível.
   “Muitos que uma vez foram sinceros adventistas estão agora se conformando com o mundo - com suas práticas, costumes e egoísmo. Em vez de assumir a liderança em levar o mundo a render obediência à lei de Deus, a igreja está se unindo mais e mais intimamente ao mundo, em transgressão. Diariamente, a igreja está se convertendo ao mundo." Testemunhos para a igreja, vol. 8, p. 118 e 119.
   "O Senhor não nos cerrou o Céu, mas nosso próprio procedimento de constante apostasia nos separou de Deus. O orgulho, a cobiça e o amor ao mundo têm habitado no coração, sem temor de serem banidos ou condenados. Pecados graves e presunçosos têm habitado entre nós. No entanto, a opinião geral é que a igreja está florescendo, e que reinam paz e prosperidade espiritual em todas as suas fronteiras. A igreja deixou de seguir a Cristo, seu Guia, e está constantemente retrocedendo rumo ao Egito. Todavia, poucos ficam alarmados ou atônitos com sua falta de poder espiritual. Dúvidas e mesmo descrença nos testemunhos do Espírito de Deus estão levedando nossas igrejas em toda parte." Idem, vol. 5, p. 217.
3. TEMPO DE VIR O ANJO
3A) Qual é o dever posto sobre aqueles a quem toca dissipar as trevas e derramar a luz da verdade sobre o mundo? Isaías 60:1 e 2.
  (IS 60:1) -  LEVANTA-TE, resplandece, porque vem a tua luz, e a glória do SENHOR vai nascendo sobre ti;
  (IS 60:2) -  Porque eis que as trevas cobriram a terra, e a escuridão os povos; mas sobre ti o SENHOR virá surgindo, e a sua glória se verá sobre ti.
  "O tempo de prova está justamente diante de nós, pois o alto clamor do terceiro anjo já começou com a revelação da justiça de Cristo, o Redentor que perdoa o pecado. Este é o começo da luz do anjo cuja glória encherá toda a Terra." - The Review and Herald, 22 de novembro de 1892.
  "Vi então outro poderoso anjo comissionado para descer à Terra, a fim de unir sua voz com o terceiro anjo e dar-lhe poder e força à mensagem. Grande poder e glória foram comunicados ao anjo, e, descendo ele, a Terra foi iluminada com sua glória. [...] A obra desse anjo vem, no tempo devido, unir-se à última grande obra da mensagem do terceiro anjo, ao tomar esta o volume de um alto clamor." Primeiros escritos, p. 277.
   "É plano de Deus que os atalaias acordem e, unanimemente, transmitam uma mensagem definida, dando à trombeta o sonido certo, para que o povo possa comparecer ao posto do dever e tomar sua parte na grande obra. Então a intensa e clara luz daquele outro anjo que desce do Céu, com grande poder, encherá a Terra com sua glória. Mas nós estamos anos atrasados." - Manuseript Releases, vol. 14, p. 111.
3B) O que torna claro que a obra do anjo de Apocalipse 18 já começou no passado? Como devemos demonstrar nosso interesse em receber a luz desse anjo? Romanos 13:11 e 12; Efésios 5:14.
  (RM 13:11) -  E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé.
  (RM 13:12) -  A noite é passada, e o dia é chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas, e vistamo-nos das armas da luz.
(EF 5:14) -  Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá.
   ''A questão de mais vital importância para este tempo é: 'Quem está ao lado do Senhor? Quem se unirá ao anjo em dar a mensagem da verdade ao mundo? Quem receberá a luz que encherá toda a Terra com sua glória?' Os que amam a luz que têm receberão mais." - The Review and Herald, 5 de novembro de 1889.
  ''A Babilônia mística não tem poupado o sangue dos santos. Não estaremos bem despertos para captar os raios de luz provenientes do esplendor do anjo que iluminará a Terra com sua glória?" Mensagens escolhidas, vol. 3, p. 426. 
4. UMA OBRA DUPLA
4A) Que obra o anjo de Apocalipse 18 deve realizar antes que a Terra seja iluminada com a glória de Deus? Apocalipse 3:18 e 19.
  (AP 3:18) -  Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas.
  (AP 3:19) -  Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te.
  "Foi-me mostrado que o testemunho aos laodiceanos aplica-se ao povo de Deus no tempo atual, e a razão por que este não realizou obra muito maior é a dureza de seu coração. Mas Deus deu à mensagem tempo para realizar sua obra. O coração precisa purificar-se dos pecados que há muito excluem Jesus. Essa terrível mensagem fará sua obra. Quando foi apresentada pela primeira vez, levou a íntimo exame de coração. Pecados foram confessados, e o povo de Deus despertou por toda parte. Quase todos creram que essa mensagem se encerraria com o alto clamor do terceiro anjo. Como, porém, não puderam ver a poderosa obra concluída em curto espaço de tempo, muitos perderam a eficácia da mensagem.
  ”Vi que essa mensagem não realizaria sua obra em alguns poucos meses. Destinava-se a despertar o povo de Deus, revelar-Ihes as apostasias e levá-Ios a zeloso arrependimento, para que pudessem ser favorecidos com a presença de Jesus e habilitados para o alto clamor do terceiro anjo." Testemunhos para a igreja, voI. 1, p. 186.
  "O testemunho da Testemunha verdadeira não teve a metade da atenção que deveria ter. O solene testemunho de que depende o destino da igreja tem sido apreciado de modo leviano, se não desatendido de todo. Tal testemunho deve operar profundo arrependimento; todos os que o recebem de verdade obedecer-Ihe-ão, e serão purificados." Primeiros escritos, p. 270. 
4B) Quando o povo de Deus estiver purificado pela aceitação do conselho a Laodiceia e receber a chuva serôdia, que obra aquele outro anjo realizará? Quem é representado por aquele outro anjo? Apocalipse 18:1 (última parte).
(AP 18:1) -  E DEPOIS destas coisas vi descer do céu outro anjo, que tinha grande poder, e a terra foi iluminada com a sua glória.
   "Um outro anjo une sua voz à do terceiro anjo, e a Terra é iluminada com sua glória. A luz aumenta, e brilha em todas as nações da Terra. Deve avançar como uma tocha incandescente. Será acompanhada de grande poder, até que seus raios dourados tenham incidido sobre toda língua, povo e nação na face de toda a Terra. Deixem-me que lhes pergunte: O que vocês estão fazendo a fim de se prepararem para essa obra? Vocês estão edificando para a eternidade? Lembrem-se de que este anjo representa o povo que tem essa mensagem para dar ao mundo. Vocês fazem parte desse povo?" - The Review and Herald, 18 de agosto de 1885.
5. A TERRA É ILUMINADA
5A) O que o profeta diz sobre a glória do Senhor? Habacuque 2:14. O que é Sua glória?
(HC 2:14) -  Porque a terra se encherá do conhecimento da glória do SENHOR, como as águas cobrem o mar.
   "Os últimos raios da luz da misericórdia, a última mensagem de graça a ser dada ao mundo, é uma revelação de Seu caráter de amor." Parábolas de Jesus, p. 415.
5B) O que acontecerá quando toda a Terra for iluminada com a luz Cristo, Justiça Nossa? Romanos 9:27 e 28; 11:26; Isaías 11:11.
  (RM 9:27) -  Também Isaías clama acerca de Israel: Ainda que o número dos filhos de Israel seja como a areia do mar, o remanescente é que será salvo.
  (RM 9:28) -  Porque ele completará a obra e abreviá-la-á em justiça; porque o Senhor fará breve a obra sobre a terra.
(RM 11:26) -  E assim todo o Israel será salvo, como está escrito: De Sião virá o Libertador, E desviará de Jacó as impiedades.
  (IS 11:11) -  E há de ser que naquele dia o Senhor tornará a pôr a sua mão para adquirir outra vez o remanescente do seu povo, que for deixado, da Assíria, e do Egito, e de Patros, e da Etiópia, e de Elã, e de Sinar, e de Hamate, e das ilhas do mar.
   "Servos de Deus, com o rosto iluminado e a resplandecer de santa consagração, se apressarão de um lugar a outro para proclamar a mensagem do Céu. Por milhares de vozes em toda a extensão da Terra, será dada a advertência. [...]
   “A mensagem há de ser levada não tanto por argumentos quanto pela convicção profunda do Espírito de Deus. Os argumentos foram apresentados. A semente foi semeada, e então brotará e frutificará. As publicações distribuídas pelos missionários têm exercido sua influência, todavia, muitos que ficaram impressionados foram impedidos de compreender completamente a verdade, ou de lhe prestar obediência. Agora, os raios de luz penetram por toda parte, a verdade é vista em sua clareza, e os leais filhos de Deus cortam os liames que os têm retido. Laços de família, relações na igreja são impotentes para os deter agora. A verdade é mais preciosa do que tudo mais. Apesar das forças arregimentadas contra a verdade, grande número se coloca ao lado do Senhor." O grande conflito, p. 612.