AVIVAMENTO URGENTE


AVIVAMENTO URGENTE
(veja esse estudo em Power point para download nesse blog)

Nada a não ser o batismo do Espírito Santo pode corrigir os rumos da igreja e preparar o povo de Deus para o conflito que se aproxima.” Carta 15,1889.

A LEI DE DEUS É A BASE PARA O VERDADEIRO AVIVAMENTO:

(II Crônicas 7:14) - E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.

Esse verso Bíblico nos mostra que o verdadeiro avivamento só acontece quando reconhecemos que somos transgressores da lei de Deus. Quando nos convertermos de nossos maus caminhos e reconhecer que a lei de Deus é suprema e imutável:

Somente quando a lei de Deus é restaurada à sua legítima posição, que pode haver um reavivamento da primitiva fé e piedade entre Seu povo professo.” ( GC 478
A verdadeira mensagem da justiça pela fé, a de 1888, nos leva a reconhecer a justiça de Cristo, que se manifesta na obediência a todos os mandamentos de Deus.

Se dissermos que não podemos vencer o pecado, que não podemos vencer como Cristo venceu, e mesmo assim esperar que haja um avivamento da fé da igreja primitiva estaremos chamando a igreja para um falso avivamento.

A justiça que não nos garante vitória sobre o pecado, e não manifesta a verdadeira obediência, não é justiça pela fé, mas injustiça pela fé.

Enquanto a igreja não aceitar a luz que iluminará terra com sua glória ela nunca receberá o avivamento verdadeiro.

O presidente da Conferência Geral da IASD, Ted Wilson, deseja realizar em 2011 um despertamento na igreja. Lamentavelmente ele não fez até agora nenhum movimento para que os membros conheçam a verdadeira mensagem da justiça pela fé de 1888. “Ele está tentando colocar água limpa em um poço sujo.” Acham todos que a igreja já conhecem essa mensagem, e dizem que a igreja já ensina essa mensagem, engano fatal!
Não fez nenhum movimento para restaurar as doutrinas que foram mudadas, então só podemos dizer que esse avivamento verdadeiro não acontecerá.

“O inimigo de Deus deseja atrapalhar esta obra [o verdadeiro derramamento da chuva serôdia]; e antes do tempo para que tal movimento venha, ele se esforçará para impedi-lo, introduzindo uma contrafação. Naquelas igrejas que ele puder trazer sob seu enganoso poder, fará parecer que as bênçãos especiais de Deus foram derramadas; será manifestado o que é considerado ser um grande interesse religioso. Multidões exultarão pensando que Deus esteja operando maravilhosamente por eles, quando a obra é daquele outro espírito. Sob um disfarce religioso, Satanás procurará estender sua influência  sobre o mundo Cristão.” (Ellen G. White, “The False Revival”, Maranatha,  p. 168; ênfase fornecida)

O QUE NÃO É AVIVAMENTO:
1) NÃO É UM PROGRAMA AGENDADO PELA IGREJA.
Quem determina quando e como vem o avivamento é Deus. Ele é soberano. Não é ação da igreja, mas de Deus. A igreja não agenda nem programa avivamento. A igreja só pode buscar o avivamento e preparar o caminho para sua chegada. Ela não produz o vento do Espírito, ela só pode levantar as velas em direção a esse vento.

O QUE NÃO É AVIVAMENTO:
2) NÃO É MUDANÇA DOUTRINÁRIA:
Avivamento mudando as doutrinas, é fogo de palha, é movimento fanático. É obra de Satanás:
O inimigo das almas tem procurado introduzir a suposição de que uma grande reforma devia efetuar-se entre os adventistas do sétimo dia, e que essa reforma consistiria em renunciar às doutrinas que se erguem como pilares de nossa fé, e empenhar-se num processo de reorganização..” ME., vol. 1, pág. 206.

O QUE NÃO É AVIVAMENTO:
3) NÃO É MUDANÇA LITÚRGICA:
Muitos crentes confundem avivamento com forma de culto, com liturgia animada, com coreografia e instrumentos luxuosos.
Não é bater palmas, dizer aleluia, levantar as mãos, dançar etc.
Louvor que apenas levanta as mãos para o alto, mas não as estende para o necessitado não agrada a Deus.
Louvor que saltita e pula, mas não vive em santidade, é ofensa a Deus.

O QUE NÃO É AVIVAMENTO:
4) NÃO É ECLOSÃO DE DONS CARISMÁTICOS E SINAIS:
Muitos estão aguardando o aparecimento de sinais para crerem que está cheia do Espírito Santo. Lc.1:15 e Jo.10:41
O que caracteriza o avivamento verdadeiro não são os dons do espírito, mas o fruto do espírito. I COR.12,
O fruto do espírito tem que ser manifesto na vida do cristão; muitos nunca tiveram o dom de milagres, mas ninguém será salvo se não tiver amor. Muitos nunca falaram em línguas, mas ninguém será salvo se não tiver domínio próprio.
O QUE NÃO É AVIVAMENTO:
5) NÃO É CAMPANHA DE EVANGELIZAÇÃO:
Avivamento é para a igreja, para aqueles que tem vida; evangelização é para o mundo, para os que estão mortos em pecados. Avivamento é para crentes nascidos de novo; evangelização é para pecadores inconversos.
Na evangelização a igreja trabalha para Deus; no avivamento Deus trabalha para a igreja. Na evangelização, a igreja vai aos pecadores; no avivamento, os pecadores correm para a igreja.

POR QUE BUSCAR JÁ UM AVIVAMENTO?
Um reavivamento da verdadeira piedade entre nós, eis a maior e a mais urgente de todas as nossas necessidades. Buscá-lo, deve ser nossa primeira ocupação. ME Vol.1 pág. 121

POR QUE BUSCAR JÁ UM AVIVAMENTO?

PORQUE A IGREJA ESTA VIVENDO UMA RELIGIOSIDADE FRIA E MORTA , VOLTADA EGOISTICAMENTE PARA SI MESMA. O CRISTIANISMO ESTÁ ENFERMO.
OS PASTORES PREGAM SERMÕES MORTOS PARA UM POVO APÁTICO.
A religião que em nosso tempo prevalece não é do caráter puro e santo que assinalou a fé cristã nos dias de Cristo e Seus apóstolos. É unicamente por causa do espírito de transigência com o pecado, por serem as grandes verdades da Palavra de Deus tão indiferentemente consideradas, por haver tão pouca piedade vital na igreja, que o cristianismo, é aparentemente tão popular no mundo. GC PÁG.48

OS VALORES MORAIS ESTÃO SENDO PISADOS.
O HOMOSSEXUALISMO AVILTANTE E PECAMINOSO CRESCE ASSUSTADORAMENTE

AS PROFECIAS BÍBLICAS DIZEM QUE ESTAMOS NO FIM.
MILHARES ESTÃO MORRENDO SEM CRISTO...

SIM, AGUARDAMOS COM EXPECTATIVA UM TEMPO  DE REFRIGÉRIO DA PARTE DE DEUS QUE VENHA REVESTIR A IGREJA DE ALEGRIA E PODER PARA TESTEMUNHAR.
AGUARDAMOS  UM AVIVAMENTO QUE VENHA APROFUNDAR A PIEDADE, INCITAR O QUEBRANTAMENTO E LEVAR AS IGREJAS ÀS NOITES DE VIGÍLIA E AO JEJUM. QUANDO O AVIVAMENTO CHEGAR, OS CRENTES OMISSOS PÔR-SE-ÃO A TRABALHAR, OS FRACOS E TRÔPEGOS SERÃO FORTALECIDOS; AS FAMÍLIAS ESMAGADAS REERGUIDAS; AS DISCÓRDIAS SERÃO ELIMINADAS, POIS ONDE O REAVIVAMENTO CHEGA, REINA O AMOR, ACABA AS DIVISÕES , AS BRIGAS, CURA AS FERIDAS.
“Quando esta reforma começar, o espírito de oração atuará em cada crente e banirá da igreja o espírito de discórdia e luta. Os que não têm estado a viver em comunhão cristã, chegar-se-ão uns aos outros em contato íntimo”. Test. Seletos vol.3 pág.254

SIM, AGUARDAMOS UM AVIVAMENTO PARA QUE A PREGAÇÃO SEJA MAIS UNGIDA, A EVANGELIZAÇÃO MAIS APAIXONADA, O ENVOLVIMENTO MISSIONÁRIO MAIS URGENTE E A IGREJA MAIS SANTA.
“Tem que ocorrer um reavivamento e reforma, sob o ministério do Espírito Santo. Reavivamento e reforma são duas coisas diferentes. Reavivamento significa renovação da vida espiritual, uma vivificação das faculdades do espírito e do coração, um ressurgimento da morte espiritual. Reforma significa reorganização, mudança de idéias e teorias, hábitos e práticas. A reforma não produzirá os bons frutos da justiça a menos que esteja ligada a um reavivamento do Espírito. Reavivamento e reforma devem fazer a obra que lhes é designada, e para fazerem essa obra têm de se unir.” RH., 25 de fevereiro de 1902.

Reforma Já! Deus Manda!

A)“Deus vos dará sabedoria para uma reforma imediata...” Heb. 3:15.” FEC., pág. 367.

B)“Seja a obra de reforma, de verdadeira conversão posta com insistência diante do povo...” ME. vol.2, pág. 400.

C) “O Senhor apela por uma reforma em nossas fileiras...” MM/95., pág. 288.

D) “Há entre o povo de Deus grande necessidade de reforma.” SC., pág. 43.

AVIVAMENTO E CONVICÇÃO DE PECADO:
O  Pecado é o grande obstáculo ao avivamento. A igreja não tem mais convicção de pecado e não sente necessidade de arrependimento ou mudança de coração.
Já não chora pelo pecado; a igreja hoje acha tudo normal. Muitos crentes estão envolvidos com jogos, políticos, bebidas alcoólicas, sonega impostos, aceita propina,  acha normal dar nota  fria, mentir para tirar passaporte.  Os jovens  namoram e casam com descrentes e acham isso normal. 
Onde o pecado é tolerado, o Espírito de Deus é apagado, o Deus da graça é ultrajado, o sangue de Cristo é pisado, o rosto de Jesus é cuspido, e Deus se afasta.

O AVIVAMENTO VERDADEIRO LEVA A TER SEDE (intimidade) DE DEUS:
O Espírito Santo  só será derramado sobre os sedentos. Só os que anseio por Deus conhecem a intimidade de Deus. Só os sedentos terão sua sede saciada:
(Isaías 44:3) - Porque derramarei água sobre o sedento, e rios sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade, e a minha bênção sobre os teus descendentes.
(Mateus 5:6) - Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;

No avivamento a igreja não se satisfaz com conhecimento superficial de Deus. Deus é a sua busca, sua sede, seu alvo, sua meta, sua paixão.
(Salmos 42:1,2) - ASSIM como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus!  
A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus?
(Salmos 143:6) - Estendo para ti as minhas mãos; a minha alma tem sede de ti, como terra sedenta. (Selá.)
(Salmos 63:1) - Ó DEUS... de madrugada te buscarei; a minha alma tem sede de ti; a minha carne te deseja muito em uma terra seca e cansada, onde não há água;

O MODELO APOSTÓLICO DO AVIVAMENTO:
COMO A IGREJA-MÃE FOI REAVIVADA? QUAIS ERAM SUAS MARCAS, SEUS SINAIS DISTINTIVOS ?

1.FIRMEZA DOUTRINARIA:
(Atos 2:42) - E perseveravam na doutrina dos apóstolos...
2.COMUNHÃO  PROFUNDA:
(Atos 2:42,44) - E perseveravam...na comunhão, e no partir do pão...todos os que criam estavam juntos...
3.PERSEVERANÇA NA ORAÇÃO:
(Atos 2:42) - E perseveravam...nas orações.
4. TINHA TEMOR A DEUS:
(Atos 2:43) - E em toda a alma havia temor...
5.HAVIA PRESENÇA DO EXTRAORDINÁRIO:
(Atos 2:43) – ... e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos.
6.AJUDA REAL AOS NECESSITADOS:
(Atos 2:44,45)...e tinham tudo em comum. vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia  necessidade.

7.APEGO À CASA DE DEUS (Lugar onde o adoramos):
(Atos 2:46) - E, perseverando unânimes todos os dias no templo...
8. TINHA ALEGRIA E SINGELEZA DE CORAÇÃO:
(Atos 2:46) ... comiam juntos com alegria e singeleza de coração,
9.LOUVOR A DEUS:
(Atos 2:47) - Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo.
10. ATRAIA A SIMPATIA DOS DE FORA:
(Atos 2:47) ...contando com a simpatia de todo povo.
11.CRESCIMENTO NÚMÉRICO:
(Atos 2:47)...e todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.
ONDE HÁ CRESCIMENTO QUALITATIVO, DEUS DÁ O CRESCIMENTO QUANTITAVO. EM TODO AVIVAMENTO VERDADEIRO OCORRERÁ CONVERSÕES VERDADEIRAS.

O AVIVAMENTO E A ORAÇÃO:
DE TUDO QUE VOCÊ OUVIU ATÉ AGORA, O RESUMO É, ORAÇÃO, MUITA ORAÇÃO...
(II Crônicas 7:14) - E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar...
a) “Só podemos esperar um reavivamento em resposta à oração”. ME, vol. I pág., 121.
b) “Precisamos orar mais, e falar menos.” ME., vol. 1, pág. 122.
c) “... devemos estar freqüentemente em oração. O derramamento do Espírito de Deus ocorreu em resposta a fervorosa oração.MM/99., pág. 304.
“Ao orardes, crede, confiai em Deus, estamos no tempo da chuva serôdia, tempo em que o Senhor outorgará liberalmente o Seu Espírito. Sede fervorosos em oração, vigiai no Espírito.” Testemunhos Para Ministros, pág. 512.
Ajoelhe-se cada membro da igreja diante de Deus, ore sinceramente pela concessão do Espírito. “Clamai:... “Enche-me o coração de Teu Espírito, para que eu ame a meus irmãos como Cristo ama.” E Recebereis Poder - MM/99, p. 318.
“O Espírito não poderá nunca ser derramado enquanto os membros da igreja nutrir desarmonia e amargura uns contra os outros. Inveja, ciúmes, ruins suspeitas e maledicência, são coisas de Satanás, e barram eficazmente o caminho à operação do Espírito Santo. E Recebereis Poder - MM/99, p. 301.

O REAVIVAMENTO VERDADEIRO JÁ ESTÁ VINDO, MAS PELOS MEIOS CORRETOS.