VITÓRIA, É DISSO QUE SE PRECISA!

Meus irmãos, tende por motivo de TODA A ALEGRIA o passardes por várias provações” (Tiago 1.2) !!! Alegria? Sério?


Os frutos do Espírito são amor, alegria, paz, loganimidade. Está você numa posição em que não possui estas graças? Tão logo alguém o deixa zangado ou o ofende, sobe em seu coração um sentimento de amargura, um espírito de rebelião? Se este é o espírito que você possui, tenha em mente que você não tem o Espírito de Cristo. É outro espírito. É o lado satânico de seu caráter que está governando em lugar do Espírito de Cristo. 1
[Para não se ofender ao Senhor dessa maneira, enfrente-se a Satanás, citando com fé, p. ex., o que está em Mateus 5.44! E será tiro e queda! A criadora Palavra de Deus fará evaporar todo e qualquer sentimento negativo e produzirá em sua mente amor ao que o está ofendendo!]

Ele diz, ‘Faça caminhos retos para os seus pés’. O que devemos fazer para tornar os caminhos retos para nossos pés? Não devemos falar nenhuma palavra cruel [dura, má, insensível, danosa, severa], em casa ou fora dela; devemos ser gentis e considerados em relação a todos. Não podemos ser impacientes e irritáveis e ainda ser cristãos; porque um espírito irritável, impaciente não é o espírito de Cristo. 2 [OK. Diga-se a Satanás com confiança o que está em Tiago 5.7 ou 5.8 ou Romanos 12.12 ou Êxodo 20.13 ou ... e a Videira verdadeira (Jesus, Palavra, Verbo) produzirá o conteúdo da citação (‘uva’, ‘fruto do Espírito’) no ramo (você): e tudo vos será feito’ (João 15.7), como Ele o disse. É a Semente que Se reproduz na ‘terra boa’ (Mt 13.8)].

Coisa alguma áspera, azeda, crítica, insolente é de Cristo, mas procede de Satanás. A frieza, insensibilidade, a falta de terna simpatia, estão fermentando o acampamento de Israel. Se se permitir que tais males se fortaleçam como se fortaleceram durante muitos anos no passado, nossas igrejas estarão numa deplorável condição. Todo o ensinador da verdade necessita do princípio da piedade em seu caráter. Não haverá semblante carregado, nenhuma repreensão, nenhum menosprezo, da parte de qualquer homem que está cultivando as graças do cristianismo. 3
[Enfrente-se o mal com a Palavra – a ‘espada’ do Espírito  (Efésios 6.17) –, citando-a com fé como Jesus fez (Mt 4.1-11), e todo sentimento ou pensamento maligno se desfaz como neblina, some como fumaça! Deseja mais fundamentos sólidos, bíblicos a respeito? Ei-los: Isaías 55.10-11; Apoc. 12.11; 2ª Tim. 2.15; Salmo 119.11; 17.4; João 6.63; 15.3 e 7; 2ª Cor. 10.33-5; Atos 20.32; 2ª Pedro 1.3-4; Tiago 1.21].

Tal como vos conduzis em vossa vida no lar, sois registrados nos livros do Céu. Aquele que espera tornar-se um santo no Céu, deve primeiro tornar-se santo em sua própria família. 4 [É em nosso lar que agimos sem ‘máscaras’.]

Quando tentados a murmurar, censurar e a condescender com a irritação, ofendendo os que se acham ao vosso redor e, deste modo, ferindo vossa própria alma, oh! deixai que provenha de vossa alma a profunda, sincera e ansiosa indagação: Permanecerei sem culpa diante do trono de Deus? Só os irrepreensíveis estarão ali. Ninguém será trasladado para o Céu enquanto seu coração estiver cheio do refugo da Terra. Primeiro tem de ser corrigido todo defeito do caráter moral, removida toda mancha pelo sangue purificador de Cristo e vencidos todos os traços de caráter desagradáveis e repulsivos. 5

"A quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis." Rom. 6:16. Se condescendermos com a zanga, a concupiscência, a cobiça, o ódio, o egoísmo ou qualquer outro pecado, tornamo-nos servos do pecado. Ninguém pode servir a dois senhores. Se servirmos ao pecado, não podemos servir a Cristo. O cristão sentirá as sugestões do pecado, pois a carne cobiça contra o Espírito; mas o Espírito luta contra a carne, mantendo um constante conflito. 6

Você pratica os princípios dos mandamentos de Deus em sua casa, em sua família? Você nunca manifesta grosseria, indelicadeza e falta de polidez no círculo familiar? Se manifestar indelicadeza em sua casa, não importa o quão alto possa ser a sua profissão, você está quebrando os mandamentos de Deus. Não importa o quanto possa pregar os mandamentos para os outros, se deixar de demonstrar o amor de Cristo aos outros em sua vida familiar, você é um transgressor da lei. Mas, se a graça de Cristo surgir em sua vida, você vai estar em uma posição de glorificar a Deus, e manifestar Cristo aos outros. 7

Brigas e desarmonias não podem ter lugar entre aqueles que são controlados pelo Espírito de Deus. 8

Ser manso não é renunciar a nossos direitos; mas é a preservação do autocontrole diante da provocação, a fim de afastar a ira e o espírito de retaliação [vingança]. A mansidão não permitirá que a paixão tome a dianteira. 9

Os servos de Cristo não devem agir segundo os naturais ditames do coração. Precisam de íntima comunhão com Deus a fim de que, sob provocação, o próprio eu não sobressaia, e despejem uma torrente de palavras inconvenientes, palavras que não são como o orvalho ou como a chuva suave que refrigera as ressequidas plantas. É isto que Satanás quer que façam, pois são esses os seus métodos. É o dragão que está irado; é o espírito de Satanás que se revela em zanga e acusação. Mas aos servos de Deus cumpre ser Seus representantes. Ele quer que usem apenas a moeda corrente no Céu, a verdade que traz Sua própria imagem e inscrição. O poder com que têm de vencer o mal, é o poder de Cristo. A glória de Cristo é a sua [do cristão] força. Devem fixar os olhos em Sua beleza de caráter. Podem então apresentar o evangelho com divino tato e suavidade. E o espírito que se conserva manso em face da provocação, dirá mais em favor da verdade, do que o fará qualquer argumento, por mais vigoroso que seja. 10

A vida é disciplinante. Enquanto no mundo, encontrará o cristão influências adversas. Haverá provocações para provar o temperamento; e é fazendo face a estas provas no devido espírito que se desenvolvem as graças cristãs. Se suportamos as injúrias em espírito de mansidão, se respondemos a palavras insultuosas com respostas brandas e a atos opressivos com bondade, isto é prova de que o Espírito de Cristo habita em nosso coração, de que a seiva da Videira Viva está fluindo para os ramos. Estamos na escola de Cristo nesta vida, onde devemos aprender a ser mansos e humildes de coração; e no dia do ajuste de contas final, veremos que todos os obstáculos que encontramos, todos os problemas e contrariedades que somos chamados a suportar, são lições práticas na aplicação de princípios da vida cristã. Quando bem suportados, desenvolvem semelhança com Cristo no caráter, e distinguem o cristão do mundano.
Há uma elevada norma a que devemos atingir, caso queiramos ser filhos de Deus, nobres, puros, santos e incontaminados; e é necessário um processo de poda, se queremos alcançar esta norma. Como seria efetuada essa poda, se não houvesse dificuldades a enfrentar, obstáculos a transpor, coisa alguma a exigir paciência e capacidade de resistir? Essas provações não são as menores bênçãos em nossa experiência. Têm como objetivo fixar nossa determinação de vencer. Cumpre-nos usá-las como os divinos meios de obter decididas vitórias sobre o próprio eu, em vez de permitir que elas nos entravem, oprimam e destruam.
O caráter será provado. Cristo revelar-Se-á em nós, uma vez que sejamos realmente ramos da Videira Viva. Seremos pacientes, bondosos e tolerantes, contentes em meio de atritos e irritações. Dia a dia e ano após ano havemos de vencer o próprio eu e crescer na direção de um nobre heroísmo. Esta é a tarefa que nos é designada; não pode, porém, ser cumprida, sem contínuo auxílio de Jesus, resoluta decisão, inflexível propósito, constante vigilância e incessante oração. Cada um tem uma batalha individual a travar. Cada um precisa abrir o próprio caminho através de lutas e desânimos. O que desiste da luta, perde a força e a alegria da vitória.
Ninguém, nem mesmo Deus, nos pode levar para o Céu a menos que façamos o necessário esforço de nossa parte. Importa introduzirmos traços de beleza em nossa vida. Importa excluir as desagradáveis características naturais que nos tornam diferentes de Jesus. Ao passo que Deus opera em nós o querer e o efetuar Sua boa vontade, cumpre-nos cooperar com Ele. A religião de Cristo transforma o coração. Torna a mente mundana do homem uma mente celeste. Sob sua influência, o egoísta se torna abnegado, porque este é o caráter de Cristo. O homem desonesto, astucioso, torna-se reto, de modo que fica sendo uma segunda natureza nele fazer aos outros o que queria que lhe fizessem a ele. O dissoluto é transformado da impureza para a pureza. Forma hábitos corretos; pois o evangelho de Cristo tornou-se para ele cheiro de vida para vida.
Agora, enquanto dura o tempo de graça, não compete a um proferir sentença sobre outros, e considerar-se como modelo. Nosso modelo é Cristo; imitai-O, ponde os pés em Suas pegadas. Podeis professar crer todo ponto da verdade presente, mas a menos que pratiqueis essas verdades, isso de nada vos aproveitará. 11

Há uma eloqüência mais poderosa do que a eloqüência de meras palavras na tranqüila e coerente vida do puro e verdadeiro cristão. O que o homem é tem mais influência do que o que ele diz.
Os guardas que haviam sido enviados a Jesus voltaram dizendo que jamais homem algum tinha falado como Ele. Mas o segredo estava em que jamais homem algum tinha vivido como Ele viveu. Tivesse sido outra a Sua vida e não poderia ter falado como falou. Suas palavras traziam consigo força convincente, porque brotavam de um coração puro e santo, cheio de amor e simpatia, benevolência e verdade.
É nosso caráter e experiência que determinam nossa influência sobre o próximo. A fim de convencer os outros acerca do poder da graça de Cristo, devemos ter experimentado o Seu poder em nosso próprio coração e vida. O Evangelho que apresentamos para a salvação das almas deve ser o Evangelho pelo qual nós mesmos sejamos salvos. ...
A divisa do cristianismo não é um sinal exterior; não consiste em trazer uma cruz ou coroa, mas sim em tudo o que revela a união do homem com Deus. Pelo poder da Sua graça manifestado na transformação do caráter, o mundo será convencido de que Deus enviou Seu Filho como Redentor. Nenhuma influência que possa rodear a alma tem mais poder do que a de uma vida abnegada. O mais forte argumento em favor do evangelho é um cristão que sabe amar e é amável. 12

Devemos viver o dia de hoje como se fosse o último! Sem brabeza, nervosismo, irritação, impaciência, cara feia, zanga, amargura, vingança, etc., etc.! Descansando no Senhor. ‘Não digas: vingar-me-ei do mal; espera pelo Senhor e Ele te livrará. (Provérbio 20.22).

Se – lá de vez em quanto – sou indelicado ou impaciente ou irritável, mal-humorado, zangado, brabo, amargurado, grosseiro, rude, áspero ou insensível com meus familiares ... tenho o espírito do capeta, sou dele e não de Cristo !!! Então, fora com o mal! Sejamos testemunhas do Senhor que afirmou que podemos, SIM, vencer! Ele é verdadeiro!
Relembrando que nós mesmos escolheríamos o que Deus está consentindo que nos sobrevenha ... se tivéssemos a perfeita visão da realidade como Ele a tem! Agradeça-Lhe, sim! ‘Em tudo’ e ‘por tudo’ daí graças!

E recordemo-nos que, segundo 1ª Pedro 4.12-19, os efeitos colaterais de se ‘tomar chá de gervão’ 13 são muito, muito benéficos!!! Ao ‘gervão’, pois!

Permaneçamos, então, sedentos de Cristo, da Verdade, de mais e mais conhecimento, de mais provações e provocações, tendo-nos sempre na conta de imperfeitos e de aprendizes – porque, de fato, o somos! Amém?
Frisemos bem esta verdade: Quem produz ‘uva’ [amor, paz, alegria, paciência, domínio próprio, gentileza ... enfim, o caráter cristão] não são os ‘ramos’ [nós], e, sim, a ‘seiva’ [poder criador] que vem da ‘Videira verdadeira’ [Jesus, a Palavra, o Verbo]. Jesus age em nós!
Assim, quando lemos na Bíblia um mandamento para que se faça isto ou aquilo, não devemos entender que é para cumpri-lo APENAS por nosso próprio esforço, e sim, que aquele mesmo mandamento, citado com fé na hora da tentação, produzirá seu próprio conteúdo em nossa mente, em nosso coração. Sucesso!
A vitória – perfeita e completa – sobre todo e qualquer mal é obtida, recebida pela fé no poder criador da Palavra, de Jesus, e de Deus Pai! E, assim, todo tipo de vitória é, sim, possível e é realizado por nosso irmão mais velho, Jesus! Amém?


1, RH, 21.12.1886 par. 3. Todas as citações desta meditação são de Ellen G. White e todas as ênfases foram acrescentadas, bem como os [ ]s.
2 RH, 14 de Agosto de 1888, parágrafo 6.
3 Testemunhos para Ministros, pág. 156.
4 Manuscrito 53. Lar Adventista, pág. 317.
5 Testimonies, vol. 1, págs. 704-705.
6 Mensagem aos Jovens, pág. 114.
7 RH, 29 de março de 1892, parágrafo 11.
8 Testimonies, vol.5, pág. 227.
9 Signs of the Times, 22 de gusto de 1895.
10 Desejado de Todas as Nações, pág. 353.
11 Testemunhos Seletos, vol. 2, págs. 113-114.
12 Ciência do Bom Viver, págs. 469-470.
13 Erva muito, muito amargosa – simbolizando a amargura das traições, provocações, calúnias, injúrias, maus tratos, agressões, decepções, etc. etc.

0 comentários:

Postar um comentário