JESUS E O ESPÍRITO SANTO

Jesus e o Espírito Santo

O ESPÍRITO SANTO QUE O REDENTOR DO MUNDO PROMETEU ENVIAR, É A PRESENÇA E O PODER DE DEUS.” Ellen White  Signs of Times – 23/11/1891 -

1. Quando Jesus deixou a terra, era o Seu plano ficar longe de nós?
"... Vou, e venho para vós..." (João 14:28)
"Eu não vos deixarei órfãos: voltarei para vós." (João 14:18)
"Um pouco, e não haveis de me ver: e outra vez um pouco, e me vereis..." (João 16:16)
Resposta: Seu plano era ir embora, e voltar.

2. De acordo com Jesus, por que era necessário que Ele voltasse ao céu?
"Mas eu vos digo a verdade, convém-vos que eu vá: pois se eu não for, o Consolador não virá a vós, mas, se eu for, vou mandá-lo para vós." (João 16: 7)
Resposta: Se Ele não fosse, o Espírito Santo não viria.


3. Por que Jesus tinha que ir para que o Espírito Santo possa vir?
"... o Espírito Santo ainda não fora dado, porque Jesus ainda não tinha sido glorificado) "(João 7:39).
Resposta: Porque o Espírito Santo é a vida de Jesus e esta vida de Jesus não estava disponível para nós, enquanto ele estava em sua forma humana. Ele precisava ser glorificado.

4. O que era a glorificação de Jesus?
" E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse." (João 17:5)
" E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra." (Mateus 28:18)
".... e, eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo. Amém. "(Mateus 28:20)
"... um Cordeiro como tinha sido morto, tendo sete chifres e sete olhos, que são os sete Espíritos de Deus (Onipresença de Jesus) enviados a toda a terra. "(Apocalipse 5:6)
“ O Senhor sabe tudo sobre seus servos fieis que por Sua causa estão dormindo na prisão  ou foram banidos para ilhas solitárias. Ele os conforta com Sua própria presença.” (Ellen White O Desejado de Todas as Nações pág.669)
Resposta: Foi um retorno ao poder da divindade, para que Ele pudesse ser onipotente e estar em espírito com todo o Seu povo em todos os lugares ao mesmo tempo.

“Que Cristo devia se manifestar a eles, e ainda  estar invisível ao mundo, era um mistério para seus discípulos. Eles não podiam entender as palavras de Cristo em  seu sentido espiritual. Eles estavam pensando no externo, na  manifestação visível. Eles não podiam se dar conta do fato de que podiam ter a presença de Cristo com eles, e ainda Ele ficar despercebido pelo mundo. Eles não entenderam o significado de uma  manifestação espiritual. ” (Ellen White The southern work – 13/09/1898)

5. Por que Jesus fala do consolador como se fosse uma pessoa separada de si mesmo?
"O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece: mas vós o conheceis, porque habita convosco e estará em vós." (João 14:17)

E eu rogarei ao Pai e Ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não O vê, nem o conhece: mas vós o conheceis, porque habita convosco e estará em vós "[João 14:16, 17] Isso se refere a onipresença do Espírito de Cristo, chamado o Consolador ( Manuscript Releases, vol. 14, páginas 179)
O Espírito Santo é Ele mesmo  despojado da personalidade da humanidade e dela independente. Ele representaria a Si mesmo como presente em todos os lugares pelo Seu Espírito Santo, como o Onipresente. (Ellen White, Manuscript Releases, vol 14, páginas 23, 24;
Resposta: Porque ele iria voltar de uma outra forma. Em uma forma glorificada, em forma espiritual.
6. Quem é que habita em nós, pessoalmente, quando o Espírito Santo vem?
"... meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada. "(João 14:23)
"... e a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo. "(1 João 1:3)
"Naquele dia sabereis que estou em meu Pai, e vós em mim e eu permanecerei em vós." (João 14:20)
"... Cristo é tudo em todos. "(Colossenses 3:11)
"... Eu vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim ... "(Gálatas 2:20)
"Ora, o Senhor é o Espírito; ..." (2 Coríntios 3:17)
"Mas o que se ajunta com o Senhor é um espírito." (1 Coríntios 6:17)
"... nisto conhecemos que ele permanece em nós, pelo Espírito que nos tem dado. "(1 João 3:24)
Resposta: O Pai e o Filho.
7. Como a Bíblia descreve o relacionamento entre Deus, Jesus e nós?
"Eu neles e tu em mim, para que sejam perfeitos em unidade ..." (João 17:23)
Resposta: Deus vive em Cristo e Cristo vive em nós.
8. Que, em última instância, é a fonte do Espírito Santo?
"... o Espírito da verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim: "(João 15:26)
"Um só Deus e Pai de todos, que está acima de tudo, e por todos e em todos vós." (Efésios 4:6)
"Porque por ele ambos temos acesso por um só Espírito ao Pai." (Efésios 2:18)
Resposta: O Pai.
9. Porque o Espírito Santo também é chamado de o Espírito de Cristo?
"Porque nele (Jesus) habita toda a plenitude da Divindade." (Colossenses 2:9)
"Porque aprouve a Deus que n'Ele (Jesus) residisse toda a plenitude." (Colossenses 1:19)
"Pois aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus: porque Deus não dá o Espírito por medida para ele." (João 3:34)
"Todas as coisas que o Pai tem é meu: ...." (João 16:15)
o Espírito Santo é o Espírito de Cristo, que é enviado a todos os homens para dar-lhes auto-suficiência, que através de Sua graça podemos ser completos nEle.” (Ellen White Manuscript Releases vol.14 pág.84)
Resposta: Porque a vida do Pai pertence ao Filho.

10. Que alimentos devemos ter, se quisermos ter a vida eterna?
"... Se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós. "(João 6:53)
"Eu sou o pão vivo que desceu do céu: se alguém comer deste pão, viverá para sempre: e o pão que eu darei é minha carne, que Eu darei pela vida do mundo." ( João 6:51)
"No último dia, o grande dia da festa, Jesus levantou-se e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim e beba." (João 7:37)
Resposta: A carne e o sangue de Jesus
11. O que é esta "carne e sangue" de Jesus que devemos comer e beber?
"Pois, os judeus entre si, dizendo: Como pode este homem dar-nos a sua carne a comer?" (João 6:52)
"É o espírito que vivifica, a carne para nada aproveita ..." (João 6:63)
"E isto disse ele do Espírito, que os que acreditam nele devem receber: ..." (João 7:39)
Resposta: O Espírito Santo.
12. Porque é o Espírito Santo é referido como a "carne e sangue" de Jesus?
"Porque a vida da carne está no sangue: ..." (Lv 17:11)
"Pois é a vida de toda a carne, o sangue dele é para a vida dele: ..." (Levítico 17:14)
Resposta: Porque a vida está no sangue e o Espírito Santo é a vida de Jesus.
13. Que processo ocorre em nós à medida que comemos a carne e bebemos o sangue de Jesus?
"Aquele que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele." (João 6:56)
" Assim como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo pelo Pai, assim, quem de mim se alimenta, também viverá por mim." (João 6:57)
"... sejais cheios de toda a plenitude de Deus. "(Efésios 3:19)
"Porque somos membros do seu corpo, da sua carne, e dos seus ossos." (Efésios 5:30)
Resposta: A vida de Jesus se torna a nossa vida
14. Será que Cristo só deu a Sua vida para o mundo no calvário, ou Ele continua dando a Sua vida para o mundo agora também?
"Porque o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo." (João 6:33)
"... Deus nos deu a vida eterna, e esta vida está em seu Filho. "(1 João 5:11)
"Porque, se nós, quando éramos inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos por sua vida." (Romanos 5:10)
Resposta: Em sua forma humana Ele deu Sua vida para o mundo no Calvário. Em Sua forma glorificada Ele dá a sua vida para o mundo, através de seu Espírito Santo.
15. Como podemos "comer" do Espírito Santo (a carne e o sangue, a vida de Jesus)?
“...Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos;...” Atos 17:27-28
"Que Cristo habite em vossos corações, pela fé ... "(Ef 3:17)
"Porque derramarei água sobre o sedento, e rios sobre a terra seca: ..." (Is 44:3)
"Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça porque eles serão fartos." (Mateus 5:6)
Resposta: Usando as faculdades da nossa mente nós exercitamos a fé, nós focalizamos nossos pensamentos em Cristo, nós estudamos, temos comunhão com Deus, fixamos a nossa atenção sobre ele, que absorvem a energia espiritual, que se alimentam de sua vida espiritual.



0 comentários:

Postar um comentário