PRIMÍCIAS PARA O CORDEIRO



QUAL O SIGNIFICADO DE PRIMÍCIAS?

PRIMEIRO PONTO: Um estudo correto das festas ensina lições valiosas sobre o plano da salvação, e precisamos dedicar um tempo para estudá-las cuidadosamente, para não sermos enganados. 
SEGUNDO PONTO: Deus tem uma agenda, um programa de eventos que se cumpre da maneira como foi determinado por Ele. As festas de Israel não eram meros feriados a serem observados a fim de proporcionar um fim de semana longo. Cada uma foi projetada para ensinar uma verdade que Deus queria transmitir ao seu povo no passado e hoje.
Ellen White escreveu o seguinte sobre as quatro primeiras festas que apontavam para a vida de Cristo na terra:  “Aqueles símbolos se cumpriram, não somente quanto ao acontecimento mas também quanto ao tempo.” (O Grande Conflito pág.399).


PARA VOCÊ ENTENDER:
A festa da páscoa era comemorada no dia 14 do primeiro mês. Um cordeiro era morto no dia quatorze do primeiro mês (Abib) do calendário hebraico. Cumpriu-se de forma precisa numa sexta-feira 14 de abib ao pôr-do-sol quando Cristo foi morto como um cordeiro (I Cor. 5:7;  I Ped. 1:18 e 19).
NO DIA SEGUINTE OU DIA15 SÁBADO ERA FEITA A FESTA DOS PÃES ÁSIMOS, UM PÃO SEM FERMENTO. O PÃO SEM FERMENTO REPRESENTA CRISTO SEM PECADO.
A festa das primícias era comemorado no dia seguinte ao sábado, ou seja no primeiro dia da semana (domingo) ou um dia após o início da festa dos pães ásmos (16 de Abib) para nós entre março e abril.
LEVÍTICO 23: 10 e 11
Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando houverdes entrado na terra, que vos hei de dar, e fizerdes a sua colheita, então trareis um molho das primícias da vossa colheita ao sacerdote; E ele moverá o molho perante o SENHOR, para que sejais aceitos; no dia seguinte ao sábado o sacerdote o moverá. 
‘Primícia’ é o termo usado para os primeiros grãos maduros de uma plantação, safra ou colheita.
ISSO REPRESENTAVA JESUS:
Ellen White DIZ: “Todas as cerimônias da festa eram símbolos da obra de Cristo... O cordeiro imolado, o pão ásmo, o molho dos primeiros frutos, representavam o Salvador.” (Desejado de Todas as Nações pág.77).

O SACERDOTE LEVAVA O MOLHO DE CEVADA E MOVIA PARA BAIXO E PRA CIMA. ISSO REPRESENTAVA QUE JESUS DESCERIA DO CÉU MORRERIA E RESSUSCITARIA NO DIA DAS PRIMÍCIAS.
Jesus ressuscitou no dia 16, “como primícias dos que dormem” (I Cor. 15:20). Assim como o povo dedicava ao Senhor os primeiros frutos da colheita, Jesus dedica ao Pai os primeiros frutos da salvação, quando na Sua morte muitos ressuscitaram (Mat. 27:51 a53) e depois foram levados ao Céu com Ele.
Os que ressuscitaram com Jesus eram primícias dos mortos, ou seja os primeiros da grande ressureição dos mortos.
AS PRIMÍCIAS REPRESENTA TAMBÉM OS 144 MIL VIVOS:
Os 144 mil serão primícias dos vivos, ou seja os primeiros dentre os vivos que amadureceu o caráter. Ellen White diz
‘Primícia’ é o termo usado para os primeiros grãos maduros de uma plantação, safra ou colheita. Assim, os que estiverem vivos no dia da volta de Jesus: queira Deus que você seja um deles – são chamados de primícias para Deus e para o Cordeiro.’ (Apoc. 14.4). Primícias: os grãos que amadureceram por primeiro; os demais grãos – ‘os mortos em Cristo’ (1a Tess. 4.16) – amadurecerão posteriormente, já lá na Pátria celestial.

A igreja de Deus, desde sua fundação até hoje, em nenhuma época teve uma porção significativa de seus membros refletindo perfeitamente o caráter de Cristo. Houve quem, individualmente, O refletisse; porém, até hoje, não houve uma época com uma percentagem significativa, ao ponto de Deus Pai poder dizer a todo o Universo: eis ‘os que guardam os mandamentos de Deus e a fé de Jesus.’ (Apoc. 14.12). ‘Que guardam’ e não que apenas dizem que é para guardar’!

Nosso Senhor, Jesus Cristo, está aguardando ansiosamente pelo amadurecimento da ‘seara da terra’, da sua Igreja. Ele virá apenas quando o trigo estiver ‘maduro’. Esse ensino visa, precisamente, colaborar para preparar um povo, que possa permanecer vivo no dia da volta de Cristo. Apoc. 14.1-5.

Deus espera que, pela fé na onipotência de Sua criadora Palavra, vençamos todas as nossas tendências ao mal, herdadas e cultivadas. Pela graça de Deus – a saber: pela citação da Palavra –   devemos extirpá-las de nosso caráter; entretanto elas permanecerão em nossa natureza humana, ainda que já não tendo mais domínio sobre nós, mas lutando incessantemente para reconquistá-lo. O poder da Palavra de Deus poderá mantê-las em sujeição, no entanto não serão extirpadas dela antes da volta de Jesus. “Ao participarmos da natureza divina, as tendências hereditárias ou cultivadas para o mal são separadas do caráter.” (Para Conhecê-LO [MM 1965], pág. 95.)
Obviamente os que não atingirem a condição esperada pelo Senhor, serão arrastados pela onda do mal, e perecerão com os ímpios. Apenas o ‘trigo’, que estiver completamente maduro e seco, será ceifado na volta de Jesus. De maneira que a humanidade toda estará dividida em dois grupos apenas: os que estão refletindo completamente o caráter satânico – os que receberam o ‘sinal da besta’ (Apoc. 13), cuja colheita está descrita em Apoc. 14.17-20 e os que estão refletindo perfeitamente o caráter de Cristo – os que receberam o sinal ou ‘selo de Deus’ (Apoc. 7.3), cuja colheita está descrita em Apoc. 14.14-16. 

Queira notar que, no final, não haverá meio termo: você será trigo maduro ou joio maduro! Tanto o trigo quanto o joio chegarão ao ponto de onde já não haverá mais retorno, ocasião em que os Céus declararão: ‘Continue o injusto fazendo injustiça, continue o imundo ainda sendo imundo; o justo continue na prática da justiça, e o santo continue a santificar-se.’ (Apoc. 22.11).  

0 comentários:

Postar um comentário