FONTE INCESSANTE NO CÉU.
Aos meus irmãos e irmãs em Cristo Jesus,
Fico compelida a trazer aqui este esclarecimento sobre os textos da irmã White na meditação Nossa Alta Vocação.
Como em quase tudo na nossa vida diária, é de fundamental importância o conhecimento da nossa Língua Portuguesa, especialmente o ramo da Interpretação de Textos. Os professores de Português sempre enfatizam que ao se interpretar um texto nunca se deve ir além daquilo que o escritor diz. Com base nessa importante premissa, quero brevemente salientar o que segue.
No texto original em inglês, no livro Our High Calling, na página 47, no penúltimo parágrafo, a Mensageira do Senhor usa a palavra “plead”, a qual no texto foi traduzida por alegá-lo. A tradução correta para plead é “pleitear, advogar, suplicar”.
Assim, teríamos: “Graças a Deus que Aquele que derramou Seu sangue por nós vive para pleiteá-lo, vive para fazer intercessão por toda alma que O recebe.” Compare as traduções e veja como mudanças sutis podem amenizar o impacto das palavras usadas no original.
O pior erro está na interpretação do último período da meditação Nossa Alta Vocação. Veja:
“Isto é representado pelo sangue perdoador, inseparavelmente ligado com a ressurreição e a vida de nosso Redentor, ilustrado pela incessante corrente que procede do trono de Deus, a água do rio da vida.” Não é o sangue que ilustra a água do Rio da Vida. O que ela está dizendo é que o Rio da vida é uma ilustração do sangue de Cristo. Não diz que é uma representação. Medite e veja por si mesmo a diferença, pois as pessoas podem fazer uma interpretação errada do que está escrito.
A escritora diz que devemos sempre ter em mente a eficácia do sangue de Cristo, apropriado pela fé. E finaliza comparando o sangue de Cristo com a água do Rio da Vida. Ela não está dizendo aqui que o sangue de Cristo é o Rio da Vida; ela apenas traz uma figura de linguagem para expressar a semântica do sangue perdoador. A palavra chave aqui para entender direito o texto é “ilustrado”. É como se ela dissesse: “Vejam essa ilustração: pense na água do Rio da Vida; ela é uma corrente que está sempre fluindo do trono de Deus. Pois o sangue de Cristo é assim também.”
“Ilustrado pela incessante corrente”... é um termo usado pela irmã White que apenas confirma aquilo que acreditamos: A presença do sangue de Cristo no santuário celestial é um sacrifício expiatório, porque a cada momento ele (o sangue)testifica a morte e a vida de nosso Salvador em lugar do pecador. Se esse sangue não estiver lá presente, a todo o momento, não há perdão para nós. A presença do sangue expiatório derramado na cruz e apresentado diante da arca de Deus é que assegura o perdão dos pecados ao pecador arrependido. Simples assim!
Queridos, cuidado com falsificações! Cuidado com interpretações humanas! Confiram minha interpretação! Estudem português para dominar nosso idioma, e também inglês, para entender o original e não confiar nas traduções da Casa!
Quero aproveitar para deixar dois pontos para pensar:
1) O santuário terrestre era uma sombra do verdadeiro (o celestial), sendo em tudo igual ao modelo original. Por que com relação à purificação do santuário celestial seria agora diferente do santuário terrestre? Teria Deus mudado as regras, agora, no final dos tempos, quando mais necessitamos do sangue de Cristo para purificar o santuário?
2) Satanás em tudo quer falsificar o que Deus faz. Pois bem, por que será que ele quer tanto sangue? Por que será que ele exige pactos de sangue nas sociedades secretas? Por que ele exige ainda sacrifício de animais e de crianças (crianças desaparecidas misteriosamente)? Por que ele leva jovens para os cemitérios a fim de sacrificar galinhas e tomar o sangue delas?
Pense, por que o inimigo quer deturpar tanto o valor do sangue? E tornar o sangue algo tão asqueroso, que cause escândalo e repulsa nas pessoas?
Deus nos deu um cérebro com capacidade de pensamento muito superior a qualquer HD. Que nós possamos usá-lo, não para defender nossas opiniões pessoais, mas para defender a Palavra de Deus e os Testemunhos.
Deusa abençoe a todos que O buscam em sinceridade e pureza de coração.
Marilda Barcelos.
0 comentários:
Postar um comentário