O SANTUÁRIO NO LIVRO DE GÊNESIS

ESTUDO SOBRE O SANTUÁRIO Nº 2

O SANTUÁRIO NO LIVRO DE GÊNESIS

    Verso Áureo: Há um rio, cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo. (Salmos 46:4)

O ÉDEN UM SANTUÁRIO
O livro do Gênesis nos traz informações claras de que Deus já estava apresentando um projeto chamado santuário. Na mente de Deus a idéia do santuário estava começando a ser colocada em prática de forma pedagógica para ensinar os primeiros habitantes sobre o plano da salvação e resultado terrível do pecado.
Nesse livro encontram-se vários pontos que nos fazem lembrar o santuário, vejamos:
01.     Em Gn 2:8 Deus plantou um jardim ao Leste ou Oriente. Leia Gen. 3:24, Ez.47:1, Êxodo 40:22,24 e responda ( v) se for verdadeiro ou (F) se for falso:

A)  (  ) A entrada do Jardim do Éden era para o leste ou oriente
B)  (  ) A entrada do Santuário era para o leste ou oriente.
C)  (..) A mesa com os pães no Lugar Santo ficava ou sul.
02.     Leia Gn 2:8 novamente e você verá que Deus plantou um jardim para o homem morar. Agora responda lendo em Êxodo 15:17:
A)  Deus promete plantar o santuário na montanha santa, para o seu povo morar;
(   )  FALSO OU (   ) VERDADEIRO
DEUS ANDA NO MEIO DO JARDIM DO ÉDEN
02.Leia Gn 2:9 e responda:
A árvore da vida é descrita como estando no norte, sul, leste, oeste ou no MEIO do jardim? .......................................................................................
Agora leia Êxodo 25:8 onde Deus pede que seja construído um santuário para que pudesse habitar NO MEIO do povo. (Quem escreveu o Livro do Gênesis foi Moisés, e ele escolheu as mesmas palavras).
03 Leia Gn 3:8 e observe que descreve Deus andando no jardim. Agora leia Deuteronômio  23:14 .
A descrição de Deus caminhando ao redor é encontrada apenas 2 vezes em todo o Antigo Testamento. A primeira é em Gn 3:8 e a segunda em Dt 23:14, onde apresenta o Senhor andando no meio do arraial.
04 Em Gên. 2:10 vemos um rio fluindo do meio do jardim. Leia agora Ezequiel. 47:1,2 e 12 e Ap.22:1. Observou que no Santuário tem um rio que flui do santuário? SIM OU NÃO?
.......................................................................................
05 Leia Gênesis 2:11 e escreva abaixo a lista dos metais que aparecem no Jardim do Éden e verás que são os mesmos metais que é usado no SANTUÁRIO:
.....................................................................................
(ouro, bdélio que são pérolas, ônix ou sadônica) são apenas mencionados na Bíblia em conexão com o santuário. (Ex 25:7; 28:9, 20; 39:6,13; Nm 11:7). Nm 11:7 — apresenta o maná como sendo da cor do berilo (esta é a única vez que o berilo é mencionado).
06.Em Gênesis 3:24  Deus colocara uma espada brilhante no portão do paraíso, para que Adão e Eva não tivessem acesso a árvore da vida e comessem do seu fruto. Na bíblia, a luz sempre foi símbolo de presença divina. Nos lembra o Shekinah, no SANTUÁRIO, a glória de Deus, aparecendo entre os dois querubins no propiciatório. Leia Ex 25:22; Is.37:16.
 Esta radiante luz sem dúvidas era a glória do Shekinah, a manifestação da presença divina. Ante ela, durante séculos, os leais a Deus se reuniam para lhe adorar. Gn 3:24 - Devemos então notar algo interessante, no Édem vemos 2 anjos e uma luz intensa ao meio, em Exodo, encontramos 2 anjos e a luz do Shekná ao meio, está havendo no Gênesis, uma projeção do futuro, através da presença de 2 querubins e uma glória ao centro.
OS SACRIFÍCIOS
07.Leia Gêneis 3:21 e responda. Foi adão que matou o cordeiro para Deus fazer suas roupas?
..........................................................................
Para Adão, a oferta do primeiro sacrifício foi uma cerimônia dolorosíssima. Sua mão deveria erguer-se para tirar a vida, a qual unicamente Deus podia dar. Foi a primeira vez que testemunhava a morte, e sabia que se ele tivesse sido obediente a Deus não teria havido morte de homem ou animal. Ao matar a inocente vítima, tremeu com o pensamento de que seu pecado deveria derramar o sangue do imaculado Cordeiro de Deus.” (Patriarcas e Profetas pág.68)
 O serviço de sacrifícios, foi instituído nesse tempo. Adão matando seu primeiro cordeiro, o relato dos sacrifícios de Caim e Abel, mostra que estavam bem familiarizados com esse ritual. Se Deus não tivesse ensinado a lição para eles em relação aos sacrifícios, teria sido desnecessária a aprovação da oferta de Abel e a desaprovação da de Caim. Deus já os ensinara a lição do Cordeiro. A oferenda de Abel foi uma demonstração de fé, a de Caim pelas obras. Ao sacrificar o animal, Abel mostrara fé no plano da redenção. Gn 4:2-7
08. Quando Deus terminou a criação Ele abençoou o que havia feito. Quando o santuário foi completado Moisés viu toda a obra e abençoou o povo. Gn 2:3 - Ex. 39:43.
09 No santuário e no templo de Salomão muitos elementos da natureza estava nas paredes (palmeiras, flores, vinhas, amêndoas). Isto é uma referência à criação. 1Re 6:29, 32, 35; 7:49.
10. Após o pecado Deus desce e põe vestes em Adão e Eva e usa as palavras TÚNICAS E VESTIU. Estes são as mesmas palavras que Moisés usa para descrever as vestes do sacerdócio.
 (Lv 8:7—13; Num. 20:28). As únicas vezes que na bíblia mostra Deus vestindo alguém são Adão e Eva e os Sacerdotes. Isto implica que Deus estava vestindo Adão e Eva e determinando-os como sacerdotes. Gn 3:21.
11. A criação do mundo foi feita em 6 dias e no sétimo Deus criou o sábado, descansando nele. A descrição do santuário é feita em 6 seções, terminando com o sábado. (Gn 1 e 2; Ex 25— 31).
12. Gn 2:15 — O trabalho de Adão era cultivar a terra. Há aí duas palavras críticas:  servir, e guardar. Estas mesmas duas palavras são usadas para descrever o trabalho dos levitas no santuário. (Nm 3:7, 8).
Deus seja louvado, pois este maravilhoso projeto já havia nascido na mente do eterno.
PROXIMA LIÇÃO: O SANTUÁRIO NO LIVRO DE ÊXODO 1ª PARTE

0 comentários:

Postar um comentário