ESTUDO SOBRE O SANTUÁRIO

LIÇÃO DA ESCOLA SABATINA: ESTUDO SOBRE O SANTUÁRIO Nº7


LIÇÃO DA ESCOLA  SABATINA
O SANTUÁRIO EM LEVÍTICO: CAPÍTULO 1 E 2.

VERSO ÁUREO: “Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus que apresenteis os vossos corpos por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.”Romanos 12:1.
O livro de Levítico recebeu esse nome porque trata principalmente do sacerdócio que pertence à tribo de Leví. O livro de Levítico trata do sacerdócio e os serviços do santuário.

DOMINGO
Os holocaustos eram chamados de OFERTAS QUEIMADAS. As ofertas de manjares eram também chamadas de OFERTAS DE CEREAIS. As libações eram chamadas de OFERTAS DE BEBIDAS. Todas essas ofertas ensinavam que tudo que somos e temos vem de Cristo e pertence a Ele.
A OFERTA QUEIMADA.
Levítico começa descrevendo os holocaustos ou ofertas queimadas inteiramente. Cada oferta queimada representava o Salvador Jesus, e também representava a própria pessoa que dava a oferta. Essas ofertas chamavam a atenção do adorador para as grandes verdades da salvação. Sua culpa era colocado sobre o animal, e o animal era considerado inocente.
O ritual lembrava à pessoa que a lei não podia ser alterada, e que o resultado do pecado é a morte. O sangue do animal servia de substituto, tanto ao ser DERRAMADO como ao ser ASPERGIDO. Essas ofertas eram um cheiro suave para Deus (Gên.8:21).

1) Por que os sacrifícios eram cheiro suave a para Deus? Leia Levítico 1:9; Filipenses 4:18 e Efésios 5:2.
....................................................................................................................................................................
Nota: A expressão cheiro suave ou aroma agradável é usado para indicar que o sacrifício de seu povo era aceito com gratidão ao Senhor. Indicava também que Deus aceita o pecador arrependido. O sacrifício de Cristo pelos nossos pecados subiu a Deus como uma fragrância agradável a Deus. 
2) o Senhor indicou os animais que podiam ser escolhidos para os sacrifícios.  Estude estas passagens, e responda que caráter de JESUS cada animal representava:
O BOI (Provérbios 14:4; Apocalipse 4: 6 e 7) .. .. Representa seu poder (    ) ou Seu mistério (   )
O CORDEIRO (Isaias 53:6 e 7) ................... .Representa  Seu sacrifício (     ) ou seu silêncio (   )
BODE (Hebreus 9:12 e 13) .......................Representa seu sangue redentor (    ) ou seu corpo (   )
POMBA (Mateus 10:16) ......................... ....Representa sua inocência (     ) ou sua divindade (   )
PARDAIS ( Mateus 10:29) .....Representa seu cuidado protetor (    ) ou que ele era sem valor (   )

SEGUNDA-FEIRA
3) Leia Levítico 1:3 e 1:10 e responda: As ofertas de gado, de ovelhas e de cabras tinham que ser macho e sem..............., Elas indicavam Cristo homem, o filho de Deus. Ele não tinha nenhum defeito.
4) Que horas eram oferecidos os holocaustos? Números 28:3,4.  
....................................................................................................
5) Leia Levítico 1: 4-5 e complete a frase a seguir: O ofertante colocava ............ sobre o animal destinado ao sacrifício, reconhecendo nele o seu substituto. Um detalhe importante é que o próprio ofertante .............. o animal na presença dos sacerdotes, e os sacerdotes aspergiam o seu sangue sobre o altar.
Nota: O animal inteiro, era queimado e a fumaça subia representando a consagração do ofertante diante de Deus. Não podemos nos esquecer que o holocausto seria sempre uma "... oferta queimada, de aroma agradável ao SENHOR", Lv 1.9. Somente o sangue do animal não era queimado.
TERÇA-FEIRA
6) Leia Levitico 1: 5 e observe que os sacerdotes ofereciam o sangue e espargia o sangue sobre o altar. O sacerdote era humano e tinha a mesma natureza da pessoa que levava a oferta. Leia Hebreus 2:17 e preste atenção na palavra CONVINHA. Responda,  por que tinha que ser um sacerdote com a mesma natureza do pecador?
............................................................................................................................................................
Nota: O sacerdote tinha de ser da própria natureza do pecador, para poder interceder por ele e sentir todas as suas necessidades; Era, pois, o mediador entre o pecador e Deus. Era um símbolo de Cristo. Cristo tinha a mesma natureza que o pecador.
AS OFERTAS DE CEREAIS E BEBIDAS.
Esta oferta era um tipo de "oferta de gratidão", uma vez que lembrava aos israelitas de sua passagem pelo deserto, onde houve grande escassez de alimentos, dos quais foram eles supridos por Deus através do maná, o pão que caia do céu. Era uma forma de gratidão a Deus.
7)Leia Levítico 2:1-10 e 13 e responda:  O que era composta a oferta de CEREAIS e o que era acrescentado?
..................................................................................................
Nota: Era o único sacrifício em que as carnes não estavam envolvidas. Era oferecido apenas farinha de trigo crua, grãos de cereais assados e bolos sem fermento. Todos os ingredientes eram oferecidos sobre o fogo com sal, azeite e incenso. O que sobrava era dos sacerdotes.
QUARTA-FEIRA
8) Por que era oferecido a oferta de cereais, e o que simbolizava? Tente responder antes de ler a nota abaixo:
......................................................................................................
Nota: A Oferta de Manjares ou cereais, simboliza o nosso sustento e provisão diária. Dependemos de Deus para ganhar o nosso pão-de-cada-dia. Foi por esta razão que Jesus, na oração do Pai-Nosso, nos orientou a orar pelo "pão": "... o pão nosso de cada dia nos dá hoje", Mt 6.11. Como filhos de Deus não precisamos conviver com a ansiedade e preocupação características dos homens sem Deus. Como nos ensinou Jesus: "Por isso vos digo: Não estejais ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer, ou pelo que haveis de beber; nem, quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário?", Mt 6.25. Deus certamente suprirá cada uma de nossas necessidades, incluindo a necessidade de pão, Fp 4.19, "Meu Deus suprirá todas as vossas necessidades segundo as suas riquezas na glória em Cristo Jesus". 
9) O que simboliza o azeite? Levítico 2:1, Zacarias 4: 1-6 Mateus 25:4
.............................................................................................................
QUINTA-FEIRA
10) O que simboliza o sal que era colocado à oferta de cereais?  Levítico 2:13 Marcos 9:49,50.
.....................................................................................................................................
Nota: O sal é a justiça de Jesus. Constitui um símbolo da graça divina em nós. O sal altera o sabor dos alimentos e imper que se estraguem. É dentro deste contexto que o Senhor Jesus disse que seus discípulos deveriam ser o "sal da terra", Mt 5.13. Como discípulos de Jesus precisamos "salgar", este mundo dando-lhe o sabor do Evangelho e impedir a corrupção do homem sem Deus. Devemos, apresentar ao mundo uma palavra "temperada com sal", Cl 4.6. "A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um". Se a Palavra de Deus estiver presente em nossos lábios, o mundo à nossa volta certamente será atingido pelo poder de Deus!
11) O que era a oferta de Bebidas ou libação? Levítico 23:13 Números 15: 5 e 28:7
.............................................................................................
Nota: A oferta de libação eram sucos de uvas e azeitonas. Um litro de suco de uva era derramado sobre o sacrifício que já estava queimando sobre o altar (Números 15:7 e 24).  O suco de uvas representa o sangue de Cristo.
SEXTA-FEIRA
12) Por que Paulo disse que estava dando sua vida como uma oferta de libação ou oferta de bebidas? II Tim.4:6
.......................................................................................................................................................
Nota: Sentindo a espada do Imperador Nero apontando em sua direção, Paulo escreveu: “Estou sendo oferecido por libação.” Isso estava demonstrando que ele iria entregar a sua vida voluntariamente por amor a Cristo. E Deus aceitou como cheiro suave, pois ele foi honrado pela sua morte. Ele foi fiel ate o fim.
Assim como o sacrifícios era consumido pelo fogo, Jesus, nosso holocausto, entregou seu sangue, sua mente, sua vontade, sua alma, ao fogo da vida e da cruz. O sacrifício de Cristo no Calvário reuniu todos os sacrifícios numa forma perfeita e infinita. Toda a vida de Jesus foi um holocausto, mas a morte foi o seu clímax. É certo que ele não foi literalmente queimado, mas foi consumido pelos sofrimentos da cruz. Nós, que agora vivemos e levamos o resto das aflições de Cristo, também oferecemos diariamente o nosso sacrifício. Nisso não fazemos mais que imitar o Senhor.

0 comentários:

Postar um comentário