O SANTUÁRIO EM LEVÍTICO: CAPÍTULO 4 E 5


ESTUDO SOBRE O SANTUÁRIO Nº 9

SANTUÁRIO EM LEVÍTICO: CAPÍTULO  4 e 5.
DOMINGO
VERSO ÁUREO: " Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e por ela, depois de morto, ainda fala." Hebreus 11:4
A FÉ E O SANGUE 
Os capítulos 1-7 de levíticos descrevem 5 tipos de sacrifícios: O holocausto, a Oferta de Manjares, a Oferta Pacífica, a Oferta pelo Pecado, e a Oferta pela Culpa. Cada um dos sacrifícios foi cumprido exclusivamente em Jesus Cristo. Não bastava só trazer um animal. Era necessário derramar o seu sangue.   Lembra-se de Abel e Caim? Por que Deus aceitou só o sacrifício de Abel? Caim era uma pessoa melhor que Abel em todos os sentidos, afinal de contas, ele apareceu para trazer uma oferta primeiro. Ele mostrou o primeiro ato de devoção religiosa. Mas Abel aproximou-se dele com o sangue de um substituto. Qual seria justificado? Qual Deus aceitaria? A oferta de Caim não havia sangue e foi rejeitado por Deus. Não há nenhuma boa obra em um homem apartado de Jesus Cristo. Abel soube que ele merecia morrer e que o Senhor na Sua misericórdia, proveu um substituto para ele. Era a aceitação do ritual adicionada à fé. Somente o Ritual, com a atitude errada nunca foi aceito.
É duro para a pessoa religiosa, que dedica-se severamente aos seus rituais e obras de caridade, aceitar o fato de que Deus aceita o mais miserável pecador, que, porém, vem com um coração justo, um coração de fé. O amor de Deus cobre uma multidão de pecados.
Quando um Israelita trazia um cordeiro, Deus não queria apenas a cerimônia. Ele não queria um ritual formal. Ele queria um coração confiante nas promessas mantidas por Deus. É por isso que o louvor era sempre uma parte do sacrifício. Você não pôde louvar a Deus verdadeiramente, de coração, a menos que você saiba a importância do sangue de Cristo e que através dele você será salvo.

1) Leia Levítico 5: 11, 12 e 13 e assinale a responda que for correta:
(     ) Todos os pobres tinha que trazer a mesma oferta que os ricos.
(     )  Em determinados casos, como de extrema pobreza, eram permitidas as ofertas sem o sangue
(    ) Em alguns casos de extrema pobreza, os pobres traziam a farinha e a farinha fazia expiação.
SEGUNA-FEIRA
2) Leia novamente Levítico 5: 11, 12 e 13 e responda por que a farinha oferecida a Deus fazia expiação se a expiação é só com sangue?  Veja Hebreus 9:22.
..........................................................................................................................................................................
RESPOSTA: Aqui nos enfrentamos com uma situação inusitada: uma oferta pelo pecado, sem sangue.  Neste caso, Deus repete, "é expiação" Lev.5:13. Segundo Heb. 9: 22, "sem derramamento de sangue não se faz remissão" de pecado. Essa é a regra.  Em  Lev. 5: 11-13 apresenta uma exceção à regra geral. Por isso Paulo diz  que QUASE tudo é purificado com o sangue. O fato de que neste caso uma oferenda sem sangue obtinha a expiação, explica o "quase tudo". Verdadeiramene nunca poderá haver verdadeira remissão de pecado sem o sangue de Cristo.  Se assim fosse, a morte de Cristo teria sido em vão. 
3) Em Levitico 4: 16-17 nos dizem que o sangue do animal sacrificado era o meio para o Sumo Sacerdote entrar no Santuário. O sangue era espargido sete vezes na segunda cortina do Santuário.  O que simboliza isso? Coloque V se verdadeiro e F se falso.
(    ) Que o pecado do crente arrependido era transferido figuradamente para o santuário.
(    ) Que o pecado era perdoado simbolicamente para o santuário.
(    ) Que Cristo entrou no Santuário do céu com o seu próprio sangue.   
(    ) Que o nosso pecado confessado foi perdoado no lugar santo e apagado no lugar santíssimo.
TERÇA-FEIRA
A BEZERRA VERMELHA
4) Em Números 19:1-2 que cor era a bezerra?
..................................................................................................................................................................
  5) Por que a bezerra tinha que ser dessa cor? Que representa essa cor? I Pedro 1:19.
....................................................................
6) Leia Números 19:1 e 2 e veja que a bezerra tinha que ser sem jugo. Você saberia dizer o porquê ou o que isso representava lendo Mateus 26:42?
.............................................................................................................................................................................
Nota: Porque o jugo era uma representação da lei. Simbolizava Cristo que veio voluntariamente do céu a esta terra para salvar o homem. Não pesou sobre ele nenhum jugo obrigatório; Porque Cristo era independente e superior a lei. Cristo deixou de lado seu imenso poder e glória e tornou-se voluntariamente  pobre para vir salvar pecadores vis como nós.
QUARTA-FEIRA
7) Leia Números 19:3 e perceba que a vaca vermelha era sacrificada fora do acampamento. O que isso representava? Leia agora Hebreus 13:12 e João 19:17.
.............................................................................................................................................................................
8) O corpo da bezerra era reduzido a cinza ( Números 19:5). O que isso simbolizava? Leia João 1:7, 9.
.............................................................................................................................................................................
Nota:  Isso significava que o sacrifício de Cristo é perfeito, completo e amplo.

9) Leia agora o Números 19:9 e 18 o que isso representava? Tente descobrir lendo I Pedro 1:19; Hebreus 6:19-20.... Col.1:20
............................................................................................................................................................
Nota:  Simbolizava o sangue imaculado de Cristo, que de pois de haver derramado seu sangue precioso nessa terra (I Ped.1:19), entrou no LUGAR SANTO do Santuário Celestial. Ali no Lugar Santo a corrente carmesin iniciou o serviço  de reconciliação (Col.1:20) entre Deus e o Homem.
10) Leia Números 19:18 e Hebreus 9:13, observe que o sacerdote pegava um ramo de hissopo e mergulhava na água de purificação que continha as cinzas da bezerra e com isso purificava o imundo. O que isso representa? Veja resposta em Salmos 51:7 e Hebreus 9:14:
.................................................................................................................................................................
Nota: Isso simbolizava o sangue de Cristo derramado para limpar-nos das impurezas morais a nossa consciência. As aspersões repetidas ilustram o caráter da obra que deve realizar-se em favor do pecador arrependido dentro do Santuário Celestial, onde o sangue de Cristo deve ser aplicado CONTINUAMENTE, assim como ensina o sacrifício diário.
 QUINTA-FEIRA
11) Os israelitas não recebiam o perdão no ato de ser sacrificado o animal, mas quando o sangue era apresentado pelo sacerdote perante Deus e a lei dentro do Santuário. Leia Levítico 4:20 e assinale a alternativa correta:
(   ) Se o sangue era derramado, mas não fosse apresentado diante de Deus e a lei, não havia perdão de pecado.
(    ) Se o sangue derramado por Jesus não for apresentado diante de Deus e a lei no céu, não haverá perdão para nenhum ser humano.
(    ) Jesus não precisa apresenta seu sangue no santuário, a morte do calvário já é suficiente.
12) O Sangue do cordeiro derramado era um símbolo do sangue de Cristo derramado na cruz. Esse sangue derramado na cruz deve ser apresentado diante de Deus e a lei para sermos perdoados?
(    ) Sim ou (    ) Não
13) Quando era cometido um pecado mais grave, que ato devia ser realizado pelo culpado? Lev.5:14-16 e Números 5: 7,8. Veja resposta em Lucas 19:8 Mat. 5:23 e 24.
.....................................................................................................................................
Nota: Deus deu ordem para que se fizesse restituição ou reparasse o dano causado ao próximo.
SEXTA-FEIRA  
Deus exige restituição do que foi tirado, as pessoas que nos ofenderam precisam pedir perdão a nós. Deus exige reparação dos danos causados a outros. O Espírito de Cristo não poderá habitar em uma pessoa que não faça a reparação.
“A confissão verdadeira tem sempre caráter específico e faz distinção de pecados. Estes podem ser de natureza que devam ser apresentados a Deus unicamente; podem ser faltas que devam ser confessadas a pessoas que por elas foram ofendidas; ou podem ser de caráter público, devendo então ser confessados com a mesma publicidade. Toda confissão, porém, deve ser definida e sem rodeios, reconhecendo justamente os pecados dos quais sois culpados.” (Caminho a Cristo pág.38).

0 comentários:

Postar um comentário