LIÇÃO SOBRE O SANTUÁRIO NÚMERO 11


LIÇÃO DA ESCOLA  SABATINA Nº 11
 SANTUÁRIO EM LEVÍTICO: CAPÍTULOS  16 e 23: 26-32. ( O DIA DA EXPIAÇÃO)
DOMINGO
VERSO ÁUREO: Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo. Porque está escrito: Como eu vivo, diz o Senhor, que todo o joelho se dobrará a mim, E toda a língua confessará a Deus. De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.” Romanos 14:10-12.

O SERVIÇO ANUAL, OU DIA DE JUÍZO, OU DIA DA EXPIAÇÃO, OU LIMPEZA DOS PECADOS. 
Uma vez ao ano, no grande dia da expiação o sumo sacerdote entrava no lugar Santíssimo para purificar o santuário da terra. O serviço anual que se realizava ali completava a série de serviços do ano.
Assim como o serviço diário, era um símbolo do serviço diário do Céu, também o serviço anual é um símbolo do juízo que está sendo realizado no céu agora. No céu nesse momento está sendo feita a limpeza dos pecados perdoados e que foram registrados nos livros do céu. Era um dia de profunda análise do coração, de confissão e aflição de almas.
O Santuário precisava ser purificado devido aos pecados que eram transferidos para ele por meio do sangue dos sacrifícios diários. Para os israelitas esse dia era um dia de julgamento.


TAREFA DE DOMINGO: LEIA LEVÍTICO 16: 1-14  E LEVÍTICO 23:26-32

SEGUNDA-FEIRA
1) Como era chamado a cerimônia anual? Leia Levítico 23:27, 28 e responda:
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2) Que dia mês e ano era realizado do dia da Expiação ou dia de limpeza de pecados? Leia Levítico 23:27; 16:2,29.
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3) Quem realizava o serviço anual? Levítico 16:2
(    ) O Bispo de Roma
(    ) Eram realizados pelos sacerdotes
(    ) O responsável para realizar esse serviço era o Sumo Sacerdote

 4) Leia Levítico 16:6, 11. Por que o Sumo Sacerdote tinha que fazer expiação por si? Assinale a resposta correta:
(    ) O Sumo Sacerdote era pecador, e primeiro devia fazer a expiação de seu pecado e de sua casa.
(    ) O Sumo Sacerdote por ser mais santo não era pecador e não precisava fazer sacrifício por si.
TAREFA DE SEGUNDA: LEIA LEVÍTICO 16:15-28

TERÇA-FEIRA
5) Com que elementos trabalhava o Sumo Sacerdote no dia da Expiação? Leia Levítico 16:3,5.
(    ) Entrava com uma pompa, a túnica santa de linho e uma harpa.
(    ) Entrava com a farinha, dois bodes e um carneiro.
(   ) Entrava com o incenso, um bezerro para sua expiação, um carneiro para holocausto e dois bodes para expiação do povo e um carneiro para holocausto.
(    ) Entrava com um bezerro, dois carneiros e dois bodes para a expiação.




6) Em quantos lugares se realizava o serviço anual simbólico? Veja em Lev.16:8-9; Lev.1, 6:12-15; Lev.16: 20-22; Lev.16:24. Coloque V se verdadeiro o F se falso.
(   ) No Pátio era lançado sortes sobre os dois bodes e sacrificava o bezerro e o bode da expiação, e os carneiros para holocausto.
(    ) Apresentava o incenso e o sangue no lugar santíssimo dentro do Santuário.
(    ) Novamente no Pátio, transferia os pecados do povo para o bode vivo.
(    ) E para finalizar no mesmo Pátio, sacrificava o carneiro para reconciliação. 

TAREFA PARA TERÇA-FEIRA: LEIA LEVÍTICO 16:28-34.

QUARTA-FEIRA
7) No dia da expiação o Sumo Sacerdote antes de fazer expiação do pecado do povo, primeiro fazia a expiação de seu próprio pecado, e para isto sacrificava um bezerro e recolhia o sangue e com esse sangue entrava no lugar santíssimo (Lev.16:11), mas antes de fazer isso ele fazia uma outra coisa. Leia Levítico 16:12-13 e responda antes de ler a nota abaixo:
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Nota: Antes de fazer a expiação do pecado, o Sumo sacerdote pegava o incensário de ouro e entrava no Lugar Santo e colhia as brasas do altar de incenso e as colocava no incensário de ouro. Entrava no Lugar Santíssimo e colocava o incensário de ouro no propiciatório da arca e a nuvem de incenso cobria a arca para que o Sumo Sacerdote não morresse. Então o Sumo Sacerdote colhia o sangue do bezerro e entrava novamente no Lugar Santíssimo e ali aspergia o sangue sobre o propiciatório sete vezes (Lev.16:14). Seus pecados eram perdoados e limpos e ele estava habilitado para fazer a expiação do pecado do povo.
O TRABALHO EM FAVOR DO POVO
8) Para fazer expiação dos pecados do povo, quantos bodes eram trazidos? Levítico 16:5,7.
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9) O que o Sumo Sacerdote fazia com os dois bodes? Levítico 16:8,9,15.
(    ) Lançavam sortes e decidia qual deles era do Senhor e qual era de Azazel (Satanás).
(    ) O bode que era escolhido para o Senhor era solto e o que era de Azazel (Satanás) era morto.
(    ) O bode que era do Senhor era morto para fazer a expiação e o bode de azazel era solto
(   ) O bode que era morto para o Senhor representava Cristo que morreu por nós na cruz e o do Azazel representa Satanás que foi o pai do pecado, e o mesmo receberá o castigo, primeiro mil anos na terra desabitada e depois destruição total.
10) O Sumo Sacerdote entrava pela terceira vez no Lugar Santíssimo. Que trabalho realizava o Sumo Sacerdote no Lugar Santíssimo quando entrava pela terceira vez? Levítico 16:15-19.
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Nota: O Sumo Sacerdote recolhia o Sang ue do bode e como o sangue entrava no Lugar Santíssimo e aspergia com o dedo no propiciatório, saía do Lugar Santíssimo e entrava no Lugar Santo e ali aspergia o sangue do bezerro e do bode sobre os chifres do Altar do Incenso, saía e abençoava o povo. Eles recebiam o Espírito Santo prometido por esse serviço. Oséias 6:3

QUINTA-FEIRA
11) Quando o Sumo Sacerdote saía do Santuário, o que ele fazia no Pátio como o outro bode? Lev.16:20-22
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12) O que acontecia ao bode vivo quando o serviço de purificação do Santuário era completado? (Levítico 16:20, 21)
“...e sobre ele confessará todas as iniqüidades dos filhos de Israel, todas as suas transgressões e  todos os seus pecados; e os porá sobre a cabeça do bode, e enviá-lo-á ao ____________, pela mão dum homem à disposição para isso...”
NOTA: Perceba que o bode de Satanás nunca era morto. Somente Jesus arca com a pena do pecado (morte). O bode vivo somente entra em cena quando o serviço do Santuário estava completo – o serviço de salvação estava acabado! Esta remoção do pecado do Santuário é o ato final do serviço do Santuário. A cerimônia mostrava simplesmente que Satanás é o agente responsável final do pecado. A fim de que Jesus removesse o pecado do Santuário, um serviço de julgamento era necessário. Isto porque este serviço no Israel antigo era conhecido como o dia do julgamento. Este era o mais solene dia na história de Israel, porque os israelitas sabiam que seus pecados estavam sendo removidos do Santuário.


13) Para finalizar a Expiação o que Fazia o Sumo Sacerdote com  a roupa que entrou no Lugar Santíssimo? Levítico 16:23 e 24.
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14) O que acontecia ao Santuário no Dia da Expiação? (Levítico 16:29, 30)
“…porque naquele dia se fará expiação por vós, para ____________________...”
NOTA: O propósito do dia da Expiação era purificar os pecadores e o Santuário. A purificação do Santuário era obtida através do serviço no Lugar Santíssimo.
15) Quantos mediadores existem entre Deus e a humanidade nos tempos do Novo Testamento? (I Timóteo 2:5)
“...Porquanto há __________ Deus, e _________ Mediador entre Deus e os homens, __________________, homem...”
NOTA: Nos tempos do Novo Testamento não era mais preciso um sistema de sacerdócio terrestre. Depois que Jesus morreu na cruz e ressuscitou, o ministério do Grande Sumo Sacerdote começou. Não existe, contudo, nenhum outro mediador entre Deus e a humanidade, exceto Jesus.
SEXTA-FEIRA

O SUMO SACERDOTE SÓ PODERIA ENTRAR NO LUGAR SANTÍSSIMO NO DIA DA EXPIAÇÃO E COM UMA ROUPA DIFERENTE, A DE LINHO.
O mesmo ocorreu no céu:
Foi-me mostrado o que ocorreu no Céu, no final do período profético, em 1844. Terminando Jesus Seu ministério no lugar santo, e fechando a porta daquele compartimento... Jesus então usou vestes preciosas... Quando ficou completamente ataviado, achou-Se rodeado pelos anjos, e em um carro chamejante passou para dentro do segundo véu. (PE pág.251). Jesus permanecerá com as “vestes santas de linho” até ao final da expiação, ou juízo.
OBSERVAÇÃO: O Sumo Sacerdote tomava o bode vivo (“para Azazel"), colocando as mãos sobre a cabeça do bode, confessava sobre ele todos os pecados do povo e o bode era enviado ao deserto, vivo, para lá morrer. Notemos que este bode não participava do processo de expiação pois esta já tinha sido feita. O bode por Azazel representa Satanás e todos os ímpios que, por não ter aceitado o sacrifício expiatório de Cristo devem carregar o peso e a conseqüência dos seus próprios pecados, sofrendo assim a eterna separação de Deus e Seu povo (o que significa em última instância, destruição eterna). No caso de Satanás, ele deve levar também sua parte de culpa nos pecados dos santos por ter sido ele o originador da rebelião e o pecado (por esta razão os pecados do povo são confessados sobre o bode para Azazel). Desta forma o Dia da Expiação ilustra a final destruição do pecado e dos ímpios.

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