LIÇÃO SOBRE O SANTUÁRIO NÚMERO 12

LIÇÃO DA ESCOLA SABATINA Nº. 12



Hebreus 9:1-28 - O Santuário Celestial 

DOMINGO
VERSO ÁUREO: “Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no Santuário, pelo sangue de Jesus... cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé [...].” Hebreus 10:19-22. 
Todos precisam compreender melhor a obra da expiação que está sendo efetuada no santuário do Céu.”(Test. para a Igreja vol.5 pág.575)
A compreensão correta do ministério do santuário celestial constitui o alicerce de nossa fé. (Evangelismo, pág. 221.)
1      Leia Hebreus 9:22.
Em Hebreus 9:22 diz que “ sem derramamento de sangue não há perdão de pecados”. Jesus derramou seu sangue para o perdão dos pecados, mas será Cristo acabou com o pecado na cruz?  Será que o derramamento do sangue resolveu o problema do pecado? Sim ou não? Será que a expiação do pecado foi feita na cruz?  O que Ele fez pagou a penalidade do pecado do passado, de hoje e amanhã, até que Cristo vem? Veja esse texto de Ellen White:
Calvário não é justificação. Calvário é o local onde a possibilidade de justificação foi assegurada. A MORTE DE CRISTO NÃO É JUSTIFICAÇÃO. Simplesmente crer que Jesus morreu pelos pecados do mundo não nos justifica.” Selected Messages, book 3, pág. 193. “Somente pela fé no Seu sangue é que Jesus pode justificar o Crente.” (Signs of The Times 19-05-1898).  A razão para dizer isso é que temos vivido sob o fogo sobre esta questão. A crença de que o plano de salvação não foi concluída com a expiação na cruz, juntamente com a compreensão da humanidade de Jesus, separavam os adventistas do sétimo dia da maioria dos Evangélica até meados dos anos 1950.
Nossos líderes repudiou os ensinamentos bíblicos de Tiago e Ellen White, Uriah Smith, etc Eles também forneceu uma resposta para satisfazer os evangélicos sobre a expiação que Cristo está fazendo agora no céu. O livro Questions on Doctrine, declarou: “Quando, portanto, se ouve um adventista dizer, ou se lê na literatura adventista, mesmo nos escritos de Ellen G.White, que Cristo está fazendo expiação agora, deve se compreender que queremos dizer que Cristo está agora fazendo aplicação dos benefícios da expiação sacrifical que efetuou na cruz...(Questões sobre Doutrinas pág.260)

SEGUNDA-FEIRA
Ontem estudamos que a organização adventista ensina hoje que a expiação foi feita na cruz.
2 )Leia Hebreus 10:10 e responda:  Os adventistas atuais estão certos ou errados? Paulo diz que "Nós somos santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo uma vez por todas" (Hb 10:10). Então os evangélicos estão certos? O que Paulo quis dizer em Hebreus 10:10?
........................................................................................................................................
Nota: Sacrifício é uma coisa e expiação é outra bem diferente. O sacrifício, a morte da vítima sacrificial, não é em si mesmo a expiação, é um componente necessário da expiação. O ponto de uma vida a ser oferecido é proporcionar vida por vida (Gênesis 9:5, 6). Para remover o pecado o  sangue que representa a vida deve ser ministrado (Levítico 17:11). Ele deve ser capturado em um copo pelo sacerdote, levado para o santuário, e aspergir para que se cumpra as exigências da lei (Levítico 4:1-7). O santuário ficava contaminado com o sangue do pecador arrependido. Era necessário uma expiação para purificar o santuário. a limpeza do santuário não é o sacrifício de Cristo mas a realização de uma expiação final. Hoje, a limpeza do santuário não é feita com o sacrifício de Cristo mas com a realização de uma expiação final.
3) Leia Hebreus 9:23. O que Paulo está dizendo na segunda metade do versículo 23?
(   )  Ele está dizendo que o sangue de touros e de bodes não pode purificar o santuário celestial. 
(  ) Ele está dizendo que o santuário celestial precisa de limpeza, mas não pode ser feito pelo sangue de cabra. Tem que ter um melhor sacrifício. 
( ) Então o versículo 23 deixa muito claro que o santuário na terra e no céu o santuário precisa ser purificado.
TERÇA-FEIRA
 4) Quando o santuário terrestre era purificado?
(   )  No dia da expiação. ( No caso, temos esquecido o que nos foi ensinado, leia Lev.16. Você pode ler versículos 29-34.)
(   ) Era purificado no dia 10 do sétimo mês.
Nota:  Em Heb. 9:23 diz claramente que o santuário celeste e o santuário terrestre ambos precisam ser limpos. 
5)  O que contamina o santuário? 
(   ) O pecado contamina o santuário.
(   ) O santuário celeste não pode ser contaminado por coisa alguma.
Nota: Se dissermos que a expiação foi feita na cruz em 31 D.C., então temos que jogar 1844 para fora da janela. A expiação foi eliminada da mente de muitos adventistas.  Há muitos que estão dentro de nossa igreja que não prega que a expiação foi feita na cruz, mas em seus corações eles acreditam que no ano 31 a expiação encerrou; que o celeste, o terrestre, foram purificados no ano 31.
6) Quando você lê Heb.9:23 fica claro para você que tanto o santuário terreno e o celestial tem necessidade de limpeza? 
........................................................................................................................................................................
QUARTA-FEIRA
7) Agora Leia Hebreus 9:24 e 7:25  Para que entrou JESUS no Santuário Celestial?

(   ) Para comparecer, agora, por nós, diante de Deus” 
(   ) Para salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus.

8) Leia Hebreus 9:25. O que o autor está dizendo?
(   ) Não há dúvida de que o verso 25 fala do Dia da Expiação, e não há dúvida de que o sumo sacerdote entrava no "Lugar Santíssimo" naquele dia.
(    ) Ele se refere ao Santuário como um todo porque, no Dia da Expiação, o sumo sacerdote ministrava em ambos os compartimentos. Seu trabalho não se restringia ao segundo compartimento. "Sendo que o santuário inteiro está envolvido nestes serviços, ‘santuário’ é preferível como tradução."
QUINTA-FEIRA
9) Leia Hebreus 9:27. Esse verso bíblico Fala do juízo investigativo?

(   ) Está falando do juízo dos ímpios.
(   ) Está falando do juízo dos justos e dos ímpios.
(   ) Não pode ser o juízo investigativo, pois, só passa pelo juízo investigativo apenas os justos.
10) O verso 28 diz que Cristo ofereceu “UMA VEZ” para tirar os pecados de muitos. Que significa a as palavras “UMA VEZ”?
(   ) A palavra "uma vez" significa apenas um sacrifício
(   ) Significa o mesmo que está em Hebreus 10:12
11) O que ele quis dizer com a frase, "sem pecado"? 
........................................................................................................................................................................
Nota: Ele não vai lidar com o problema do pecado quando vier pela segunda vez. Ele virá pela segunda vez para trazer a salvação.  A base da expiação é sempre a cruz. Bode do Senhor, que foi sacrificado no Dia da Expiação, aponta para a cruz.
“O sacrifício de Cristo como expiação pelo pecado, é a grande verdade em torno da qual se agrupam as outras. A fim de ser devidamente compreendida e apreciada, toda verdade da Palavra de Deus [incluindo o Dia da Expiação], de Gênesis a Apocalipse, precisa ser estudada à luz que dimana da cruz do Calvário.
11) O que Paulo quis dizer com a frase, "Tirar os pecados de muitos"? Por que MUITOS e não todos? 
........................................................................................................................................................................
Nota: Nem todos vão ter seus pecados perdoados, pois não se arrependeram nem buscaram perdão. A expiação de Cristo é somente para aqueles que se arrependem.  “O sangue de Cristo, oferecido em favor dos crentes arrependidos, assegurava-lhes perdão e aceitação perante o Pai.” (Cristo em Seu Santuário pág.95).
A volta de Cristo será para aqueles que o aguaram para a salvação. Antes de isso aconteça, porém, há um juízo. Depois do julgamento, a recompensa. Para os que o aguardam para a salvação.
SEXTA-FEIRA
“Mas, quando o ministério no primeiro compartimento terminou, iniciou-se o do segundo compartimento...Assim Cristo apenas completara uma parte de Sua obra como nosso intercessor para iniciar outra, e ainda pleiteia com Seu sangue, perante o Pai, em favor dos pecadores. (Grande Conf.pág.428-429)
“...ao terminarem em 1844 os 2.300 dias, entrou Ele então no lugar santíssimo do santuário celeste, a fim de levar a efeito a obra final da expiação, preparatória à Sua vinda.(GC pág.422)
“A intercessão de Cristo no santuário celestial, em prol do homem, é tão essencial ao plano da redenção, como o foi Sua morte sobre a cruz. Pela Sua morte iniciou essa obra, para cuja terminação ascendeu ao Céu, depois de ressurgir”. (Grande Conflito, pg.  489).

1 comentários:

Unknown disse...

Gostaria de ter mais material em PPt sobre o assunto que me interessa bastante.

Postar um comentário