COMO INVESTIGAR UMA VERDADE BÍBLICA?

COMO INVESTIGAR A VERDADE

Para entender a bíblia e os Testemunhos, precisamos entender como investigar a verdade. Vamos analisar alguns pontos importantíssimos para não cairmos nas malhas traiçoeiras do erro. 

1ª REGRA DE INVESTIGAÇÃO:
QUAL É O ESTADO IDEAL DO PESQUISADOR, TANTO EMOCIONAL COMO INTELECTUAL, E, SOBRETUDO, ESPIRITUAL AO INVESTIGAR A VERDADE?

OS TEXTOS ABAIXO NOS INFORMAM QUE APENAS PESSOAS, ENTRE LEIGOS E TEÓLOGOS, QUE FORAM TRANSFORMADAS, NASCIDAS DE NOVO, CONVERTIDAS, ESTÃO CAPACITADAS PARA COMPREENDER A BÍBLIA, VEJA: 

(João 3:5) - Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode ver o reino de Deus.

...”não devemos, contudo, nos esquecer de que a docilidade e submissão da criança é o verdadeiro espírito do aprendiz”. O GRANDE CONFLITO PAG.599.

(I Corintios 2:14) - Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.

DEVEMOS ELIMINAR TODOS OS CONCEITOS PREESTABELECIDOS:

“Se formos às escrituras com conceitos já definidos, esperando ouvir apenas um eco de nossos próprios pensamentos em vez de darmos ouvidos àquilo que Deus pensa, então realmente Deus não falará conosco e apenas teremos uma confirmação de nossos preconceitos. Devemos deixar que a palavra de Deus nos confronte, que perturbe nossa segurança, que mine nossa complacência e destrua nossos padrões de pensamentos e comportamento.” (John Stott)

2ª REGRA DE INVESTIGAÇÃO: COMO CONSEGUIR CORRETA INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS BÍBLICOS?

(II Pedro 1:20) - Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação.

..”...comparando passagem com passagem.” O GRANDE CONFLITO Pág. 604.

“A Bíblia explica-se por si mesma. Textos devem ser comparados com textos. O estudante deve aprender a ver a Palavra como um todo...” EDUCAÇÃO Pág. 190

3ª REGRA DE INVESTIGAÇÃO:
Como saber quando uma declaração deve ser tomada em seu sentido literal ou simbólico?

RESPOSTA: O sentido será literal, a não ser que sejam usadas figuras e símbolos. 

“A linguagem da Bíblia deve ser explicada de acordo com o seu óbvio sentido, a menos que seja empregado um símbolo ou figura.” GC 604.

4ª REGRA DE INVESTIGAÇÃO: O EXAME PESSOAL DA BÍBLIA É FUNDAMENTAL E INSUBSTITUÍVEL, POR QUE?

a) Porque existem muitas interpretações divergentes, e só examinando saberemos qual a correta.

b) “...devemos formar nossas opiniões por nós mesmos,”...GC pág. 604.

POR QUE DEVEMOS FORMAR NOSSAS OPINIÕES POR NÓS MESMOS?

(Romanos 14:12) - De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.

“Visto termos de responder por nós mesmos perante Deus.” GC pág. 604

(Atos 17:11) ...examinando cada dia nas Escrituras para ver se estas coisas eram assim.

Enfim, as conclusões de foro íntimo se sobrepõem às eclesiásticas.

Os que não têm o hábito de examinar a Bíblia por si mesmos ou de pesar as evidências, confiam nos dirigentes, e aceitam as decisões que estes fazem, e assim rejeitarão muitos as próprias mensagens que Deus envia a Seu povo, se esses irmãos dirigentes não as aceitarem. TM Pág. 106

“Jamais devemos permitir que prevaleça a impressão de que só uns poucos privilegiados têm conhecimento das Escrituras e de que os outros devem consultar a esses - um ou outro de seus pastores favoritos - como autoridade nas doutrinas. O povo deve ser instruído a examinar as Escrituras por si mesmo, a ousar pensar por si, a tomar a Bíblia como seu livro guia, seu padrão de fé. Conquanto possa a heresia erguer sua cabeça e insultar a verdade mediante idéias pervertidas e falsas interpretações e deturpações das Escrituras, não deve haver supressão da liberdade religiosa por parte dos reformadores.” MM 2002 pág. 331

Se seguido esses passos podereis compreender corretamente a verdade.

5ª REGRA DE INVESTIGAÇÃO:

O QUE LEVA UMA PESSOA A RESISTIR A VERDADE?
RESPOSTA: “Ele lhes mostra que todo egoísmo, todo orgulho, toda exaltação própria, toda descrença e preconceito, que induzem à resistência da verdade e ao afastamento da verdadeira luz, são perigosos, e se os que acariciam tais coisas não se arrependerem, serão deixados em trevas, como aconteceu com a nação judaica.” O CUIDADO DE DEUS MM 1995 PÁG.334.




0 comentários:

Postar um comentário