COMO COMPREENDER ZACARIAS 12:10?


Como devemos compreender Zacarias 12.10?
  

O Pr Robert Wieland está pra lá de convicto de que a administração da IASD arrepender-se-á por ter rejeitado – e  continuar rejeitando! – a preciosa mensagem que o senhor nos enviou em Mineápolis, em 1888, através dos Prs Waggoner e Jones! Agora que o presidente da Assoc. Geral está convidando ao 'reavivamento e reforma', ele acha que Zacarias 12:10 vai se cumprir... Deveríamos mesmo concordar com o Pr Wieland  ou...


“E sobre a casa de Davi, e sobre os habitantes de Jerusalém, derramarei o espírito de graça e de súplicas; e olharão para Mim, a Quem traspassaram; e O prantearão como quem pranteia por um unigênito; e chorarão amargamente por Ele, como se chora amargamente pelo primogênito." (Zac. 12.10).

Há alguns pregadores – como, por exemplo, o Pr Wieland! – que aplicam esse verso ao arrependimento e futura à conversão da administração da IASD, por ter rejeitado a mensagem de 1888! Bem, há também muitos dos nossos irmãos ASDs que estão seguros de que a interpretação dele esteja absolutamente correta! Possivelmente esses estarão vendo com muito bons pressentimentos o movimento do Pr Ted Wilson, quanto ao ‘REAVIMENTO E REFORMA’, que está ‘na ordem do dia’ na cúpula da IASD e que, entre outras coisas, ocasionará o encontro de cerca de 4.000 pastores da DSA em Foz do Iguaçu entre os dias 20 a 28 do corrente mês.
Por outro lado há os que entendem:

(1) que, desde 1888, essa administração lamentavelmente vem seguindo os passos do povo de Deus nos dias de Cristo e que culminaram com a crucificação do Senhor;
(2) que ela já está e continuará cumprindo Marcos 13.9; Mateus 10.12-23; 24.48-49, etc., etc.;
(3) e que o arrependimento e conversão não a alcançarão! Crêem, sim, que haverá conversões individuais por parte de pastores da administração, porém que esses, os que se converterem à mensagem de 1888, serão – e continuarão sendo – lançados fora, e perseguidos!
Esses – os que crêem que a administração da IASD não se converterá da apostasia da mensagem de 1888 – quando se deparam com Zacarias 12.10 poderiam ficar deveras muito perplexos! E poderia lhes advir esta dúvida: “Será de fato?... Será que finalmente a administração da IASD não vai mesmo ‘colocar o trem nos trilhos’, isto é, aceitar a mensagem da Justiça de Cristo pela fé no poder da Palavra de Deusa ‘preciosa mensagem’ de 1888”?
E, se isso viesse a acontecer, obviamente a administração da IASD, que cometeu o crime de expulsar do rol de membros aqueles que se dispuseram a não parar de pregar aquela bendita mensagem de COMO se faz para obedecer perfeitamente ao Senhor, certamente viriam, e em arrependimento – aquele supostamente descrito em Zacarias 12.10! –, tomados de remorso, tornariam a colocar aqueles nomes no rol de membros, e pediriam perdão pelo que fizeram ao Senhor?! E, assim, a compreensão que temos, de Marcos 13.9; Mateus 10.12-23; Mateus 24.48-49, etc., etc., deveria ser, por nós, abandonada incontinenti e deveríamos, sim, ‘dar a mão à palmatória’ por termos mal compreendido e mal interpretado as Sagradas Escrituras!
Eis, pois, o dilema: Se a interpretação do Pr Wieland estivesse com correta ... nós estaríamos compreendendo equivocadamente Marcos 13.9; Mateus 10.12-23; Mateus 24.48-49, etc., etc.!

Convém nos relembrar e reafirmar com muita ênfase, que não fomos nós que fomos rejeitados, quando nos expulsaram da igreja em 17.03.2005! Bendito dia em que o Senhor nos manteve firmes!

E como a mensagem de que se pode vencer o mal, o pecado, a carne e o diabo vem do Senhor, Quem foi rejeitado, na verdade, foi Ele e não nós. Considere 1ª Samuel 8.7: Disse o Senhor a Samuel: Ouve a voz do povo em tudo quanto te dizem, pois não é a ti que têm rejeitado, porém a Mim, para que Eu não reine sobre eles.”

Mas poderia, por ventura, ser correta, abalizada e equilibrada a interpretação de Zac. 12.10 por parte do Pr Wieland? Poderia Ellen G. White nos ajudar a sairmos desse impasse? Vejamos:

Por ocasião de Sua segunda vinda, será causada convicção em todo coração. Os que se afastaram dEle para as coisas triviais da Terra, em busca de interesses egoístas e honra mundana, reconhecerão o seu erro no dia de Sua vinda. São estes aqueles a quem o revelador se refere ao dizer que "todas as tribos da Terra se lamentarão sobre Ele". ... Apoc. 1:7.
"Até quantos O traspassaram". Apoc. 1:7. Estas palavras se aplicam não somente aos homens que traspassaram a Cristo quando Ele estava suspenso na cruz do Calvário, mas também aos que, pela difamação e a prática do mal, O traspassam hoje em dia. Signs of the Times, 28 de janeiro de 1903.

EGWhite, O Desejado de Todas as Nações, Pág. 580
“A entrada triunfal de Jesus em Jerusalém foi um imperfeito símbolo da Sua vinda nas nuvens do céu com poder e glória, por entre as aclamações dos anjos e o regozijo dos santos. Então, cumprir-se-ão as palavras de Cristo aos fariseus: ‘Desde agora Me não vereis mais, até que digais: Bendito o que vem em nome do Senhor. Mat. 23:39. Em visão profética, foi mostrado a Zacarias aquele dia de triunfo final; e ele viu também a condenação dos que, no primeiro advento, rejeitaram a Cristo: ‘E olharão para Mim, a Quem traspassaram; e O prantearão como quem pranteia por um unigênito; e chorarão amargamente por Ele, como se chora amargamente pelo primogênito.’ Zac. 12:10. Esta cena anteviu Cristo quando contemplou a cidade e chorou sobre ela. Na ruína temporal de Jerusalém viu Ele a final destruição daquele povo que era culpado do sangue do Filho de Deus.”

Conclusões:
(1)               É por demais clara a aplicação que o Espírito de Profecia fez! Zac. 12.10 não se aplica à suposta conversão da administração da IASD; antes se aplica ao extermínio dos ímpios e apóstatas por ocasião da 2ª vinda de Cristo e, posteriormente, quando da final destruição dos maus, por ocasião da segunda morte;
(2)               A interpretação do Pr Wieland foi, pois, extraída do vácuo! Carece de base, veracidade, solidez e apoio! – tanto bíblico bem como do Espírito de Profecia;
(3)               Nossa interpretação de Marcos 13.9; Mateus 10.12-23; Mateus 24.48-49, etc., etc. está absolutamente correta: formam-se os dois partidos dentro da IASD, e continua válido o ‘acordo’ feito com os perseguidores: ‘Nós entramos com as costas e eles com os açoites!
(4)               A ‘ordem do dia’ da Associação Geral está fadada ao fracasso. Se esse empenho e esforço do Pr Ted Wilson vingasse, o que iria acontecer seria um acirramento ainda maior na perseguição sobre os que advogam e praticam a ‘preciosa mensagem’ de 1888’! Como dissemos, ele está tentando ‘limpar o poço por lançar dentro dele água limpa’; para limpá-lo, ele deveria antes tirar a sujeira de dentro do poço... Daí a água poderia vir limpinha;
(5)               Bem que todos nós muito apreciaríamos que o quadro profético fosse inteiramente diverso daquele que as profecias o apresentam! Continuemos orando para que haja conversões à mensagem de 1888 também por parte de muitos que fazem parte da administração da IASD;
(6)               Apesar de que devemos também nos relembrar de 5T80: "Aqueles que se têm fiado no intelecto, gênio ou talento, não poderão então permanecer à cabeça do rebanho. Eles não se adequaram à luz. Os que se têm provado infiéis não terão, então, a responsabilidade das ovelhas sob seus cuidados. Na última e solene obra, poucos grandes homens estarão engajados.";
(7)               Poucos pastores estarão envolvidos na final proclamação da mensagem de Apoc. 18. Mas, graças a Deus, haverá pelo menos esses poucos! Oremos a respeito, pois! Amém?
Considere agora: Sabe-se que o inimigo lançou três acusações sobre o caráter de nosso Pai! Acusou-O perante o Universo Celestial de injustiça, falsidade e falha por Ele esperar, exigir e afirmar que nos é possível obedecer perfeitamente à Sua Lei! Ele seria (1) injusto – por estar exigindo do homem algo que seria supostamente impossível, mesmo pela graça; seria (2) falso e mentiroso – por afirmar que nos é possível o que não nos seria; e (3) seria falho – por ter feito uma Lei bem além das capacidades dos descendentes de Adão, mesmo se assistidos pela graça, isto é, pelo poder da Palavra de Deus, citada no momento da tentação. Se você fosse o único cristão que existisse na face da Terra essas acusações estariam HOJE sendo plenamente refutadas? Que Deus nos conceda Sua graça SEMPRE! Amém?

AUTOR: Meditação CEM 1888 em 06.Maio. 2011 by O. Z.

0 comentários:

Postar um comentário