- JESUS, NOSSO EXEMPLO – O GRANDE MÉDICO-MISSIONÁRIO
A origem e o exemplo da obra médico-missionária está em nosso Senhor Jesus Cristo! Imitando Seu exemplo, estaremos direcionados ao sucesso nesse trabalho. Ele veio remover o peso da doença e da miséria do pecado e trazer ao homem completa restauração. Veio Jesus com Sua maravilhosa graça dar ao ser humano a saúde, a paz e a perfeição de caráter.
Somos informados pela inspiração que Jesus procurou em cada trabalho de cura uma ocasião para implantar princípios divinos na mente e na alma do doente. Este era o propósito do Seu trabalho, conferir bênçãos terrenas para que o coração das pessoas fosse inclinado a receber o evangelho da Sua graça. Este é o verdadeiro propósito da obra médico-missionária, suprir primeiro as necessidades físicas dos doentes com os remédios naturais de Deus para que eles aceitem, então, o evangelho da salvação.
“Jamais houve um evangelista como Cristo. Ele era a majestade do Céu, mas humilhou-Se para tomar nossa natureza, a fim de chegar até ao homem na condição em que se achava. Assim ia de cidade em cidade, de vila em vila, pregando o evangelho e curando os enfermos - o Rei da glória na humilde veste humana.CBV, 22.
“Durante Seu ministério, Jesus dedicou mais tempo a curar os enfermos do que a pregar. Ao passar por vilas e cidades, era como uma corrente vivificadora, difundindo vida e alegria.” CBV, 19-20.
“Aonde quer que ia brotava a saúde, a felicidade se seguia onde quer que Ele passasse. BS, 57.
“Cristo Se apresenta diante de nós como um Homem padrão, o grande Médico-Missionário - um exemplo para todos que viessem depois.” BS, 53.
“Qual, então, o exemplo que devemos dar ao mundo? Devemos empenhar-nos na mesma obra que o grande Médico-Missionário tomou a Si em nosso favor. Devemos seguir o caminho da abnegação assinalado por Cristo.” BS,54.
O QUE É OBRA MÉDICO-MISSIONÁRIA
Muitos na igreja não possuem sequer noção do que seja o legítimo trabalho médico-missionário do qual a irmã White falou. A cada novo estudo bíblico, noções sobre esse assunto deveriam ser ministradas para instrução aos novos crentes. Este deveria ser um ensino natural e conjugado com as demais doutrinas da fé.
“Os que recebem a Cristo como Salvador pessoal, preferindo ser participantes do Seu sofrimento, viver-Lhe a vida de desprendimento, suportar afronta por Sua causa, entenderão o que significa ser verdadeiro médico-missionário.” CS ,511.
Jesus veio para perdoar todas as nossas iniqüidades que forem sinceramente confessadas a Ele, para curar todas as nossas doenças, e redimir nossas vidas para a eternidade.
Veja a maneira maravilhosa como o salmista expressa isso:
“É Ele que perdoa todas as tuas iniqüidades, e sara todas as tuas enfermidades;
“Quem redime a tua vida da perdição, e te coroa de benignidade e de misericórdia.” Salmos 103:3-4.
Tirar nossos pecados, curar nossas doenças e redimir a vida fazem parte do Seu trabalho. Este é um trabalho inseparável na obra de nosso Salvador:
“E percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas suas sinagogas e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo.” Mateus 4:23.
“O trabalho médico-missionário ainda está na sua infância. O significado da genuína obra médico-missionária é conhecido por apenas uns poucos. Por quê? Porque o plano de trabalho do Salvador não tem sido seguido.” A Call to Medical Evangelism, 11.
Cabe ressaltar que a obra médico-missionária foi designada por Deus para cada membro da igreja, não apenas para a classe médica. Cada crente deve se inteirar de seus propósitos e métodos para poder praticá-la.
Segundo W. D. Frazee, um dos pioneiros na obra médico-missionária nos EUA, esta obra deve ser examinada sob a ótica de três grandes princípios. Esses princípios que norteiam essa obra são: Motivo, Método e Objetivo. Vejamos um pouco de cada um deles.
1) MOTIVO - O genuíno médico-missionário deve seguir o exemplo de Jesus, que disse, “Se alguém quiser vir após Mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me.” Marcos 8:34. Ao sondar nossos próprios corações, acharemos nós conformidade com os motivos de nosso Senhor em nosso trabalho? Quem seguirá em Seus passos, ministrando em Seu nome, não por dinheiro, não por fama, mas causa por amor pelas almas? “O amor será revelado em sacrifício?” PJ, 49.
2) MÉTODO – O médico missionário é profundamente interessado no alívio do sofrimento humano. Ele tem uma preocupação em fazer com que os seres humanos possam viver em harmonia com as leis naturais. Ele reconhece essas leis como sendo leis de Deus, tão divinas como os dez mandamentos. Assim, enquanto ele usa os remédios naturais que o Senhor proveu para aliviar a dor, procura também encaminhar a mente do doente para apreciar o modo de vida saudável designado pelo Criador, e então, receber as bênçãos decorrentes da obediência.
O médico-missionário é um ensinador. A ele cabe dar instruções sobre o viver saudável, utilizando um “conhecimento de fisiologia e higiene, como base de todo o esforço educacional.” Ed, 195.
Quando Jesus curava os doentes, Ele advertia aqueles que eram curados: “Não pequeis mais, para que te não suceda alguma coisa pior.”João 5:14. Ele estava, assim, dizendo que eles haviam trazido doenças sobre si mesmos por transgredirem as leis de Deus. Jesus deixava a lição de que a saúde somente pode ser conservada pela obediência.
“Ensine o povo que é melhor saber como se manter bem do que curar as doenças. Nossos médicos deveriam ser sábios educadores, advertindo todos contra a indulgência própria, e mostrando que a abstinência das coisas que Deus proibiu é a única maneira de prevenir a ruína do corpo e da mente.” 9T, 161.
“Precisam (o povo) que se lhes ensine que toda prática destrutiva das energias físicas, mentais ou espirituais é pecado, e que a saúde tem de ser garantida por meio da obediência às leis estabelecidas por Deus para o bem da humanidade.” CBV, 113.
“Se a obediência, baseada no conhecimento das leis naturais é mais importante que o alívio dos sintomas, o que diríamos de qualquer método que promete curar as doenças ou aliviar a dor sem ensinar obediência? Que mente magistral inspira os esforços para persuadir homens e mulheres para que eles pensem que podem comer como querem, ou desrespeitar as leis de Deus, a ainda assim encontrar um meio de cura sem aprender a obedecer às leis de saúde? Não é isso inerente aos falsos milagres de cura que irão se intensificar à medida que entramos no conflito final?
“Não é esse o erro básico nas terapias com drogas?
“Mesmo no uso dos remédios apontados por Deus, devemos lembrar que a educação que leva à obediência, é o mais importante.” W.D.Frazee, What is Medical Missionary Work?
3) OBJETIVO – O alvo do verdadeiro médico missionário deve ser a salvação das almas por quem ele labuta. Ganhar almas deve ser o objetivo de todo verdadeiro trabalho médico-missionário. E mesmo o trabalho nas instituições cristãs corre o risco de afastar os trabalhadores dessa preciosa meta.
“Devemos lembrar sempre que o objetivo da obra médico-missionária é encaminhar homens e mulheres enfermos de pecado ao Homem do Calvário, que tira os pecados do mundo.” CBV, 144.
A obra médico-missionária abrange muito mais do que apenas levar a reforma de saúde para as pessoas. Essa, de fato, é a parte prática que nos ajuda a levar o evangelho da salvação, encabeçado pela mensagem de saúde. A obra médico-missionária envolve educar, pregar, servir, trabalhar, dar exemplo, utilizando os métodos de Jesus, baseados no amor ao próximo e no desejo de preparar um povo que esteja apto a receber nosso Senhor em breve.
Autor (a): Marilda Scotti Luciano Barcellos (Educadora de Saúde) do Livro: EU SOU O SENHO QUE TE SARA
0 comentários:
Postar um comentário