TRADIÇÕES DE HOMENS
TEXTO BÁSICO:
MARCOS 7: 8,9: “Porque, deixando o mandamento de Deus, retendes a tradição dos homens... E dizia-lhes: Bem invalidais o mandamento de Deus para guardardes a vossa tradição.”
Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo. (Colossenses 2:8).
O Israel moderno trocou o ósculo santo por um aperto de mão. O vestido pela calça. Oração de joelho pela oração em pé.
TODAS ESSAS TRADIÇÕES E COSTUMES MUNDANOS ENTRARAM NA IGREJA E QUEBRARAM A LEI DE DEUS.
“Os professos seguidores de Cristo não são mais um povo separado e peculiar. A linha de demarcação é imperceptível. O povo está-se subordinando ao mundo, às suas práticas, costumes e egoísmos. A igreja passou para o mundo, transgredindo a lei, quando o mundo devia passar para a igreja na obediência da mesma. Diariamente a igreja se está convertendo ao mundo.” ( Parábola de Jesus pág.316).
A MODA ENTROU NA IGREJA E É UM TERRÍVEL PECADO.
“A moda está deteriorando o intelecto e carcomendo a espiritualidade de nosso povo. A obediência à moda está penetrando nossas igrejas adventistas do sétimo dia, e fazendo mais que qualquer outro poder para separar nosso povo de Deus. Foi-me mostrado que as regras de nossa igreja são muito deficientes.” (Test. Seletos vol.1 pág.600).
VEJA O PERIGO DAS TRADIÇÕES:
“É por meio de falsas teorias e tradições que Satanás adquire seu domínio sobre a mente. Encaminhando os homens para falsas normas, deforma o caráter.” (DTN pág. 671)
“O povo deu crédito ao que ensinavam os sacerdotes e fariseus, de preferência a buscar entender por si mesmos a Palavra de Deus. Honravam aos sacerdotes e principais de preferência a Deus, e rejeitavam a verdade para poderem guardar as próprias tradições. Muitos foram impressionados e quase persuadidos; não agiram, porém, segundo suas convicções, e não se contaram do lado de Cristo. Satanás apresentou suas tentações, até que a luz pareceu como as trevas. Assim muitos rejeitaram a verdade que se teria demonstrado a salvação da alma.” (DTN pág. 489)
“Muitos, hoje em dia, se acham enganados da mesma forma que o estavam os judeus. Os mestres religiosos lêem as Escrituras à luz de seu próprio entendimento e das tradições; e o povo não examina a Bíblia por si mesmo, nem julga por si o que é a verdade; mas renuncia a seu próprio juízo e confia a alma aos guias.” (DTN pág.459).
“É o amor do próprio eu, o desejo de um caminho mais fácil do que o que nos é designado por Deus, que leva à substituição dos divinos preceitos por teorias e tradições humanas.” (DTN pág. 409)
CRISTO E SEUS DISCÍPULOS NÃO SEGUIAM AS TRADIÇÕES:
“Não podiam acusar a Cristo de transgressor da lei dada no Sinai, pois Ele falava como defensor da mesma, contra as tradições deles. Os grandes preceitos da lei, apresentados por Ele, apareciam em chocante contraste com as insignificantes regras de origem humana.” (DTN pág.397).
NÃO DEVEMOS CONFIAR NO HOMEM:
“Repetidas vezes tem-me sido mostrado que o povo de Deus, nestes últimos dias, não podia estar seguro confiando em homens e fazendo da carne o seu braço. A poderosa talhadeira da verdade tem-nos arrancado do mundo como pedras rústicas que devem ser desbastadas, esquadrejadas e polidas para o edifício celestial. Devem ser lavradas pelos profetas com reprovações, advertências, admoestações e conselhos, para que possam ser ajustadas segundo o Modelo divino. Esta é a obra específica do Confortador - transformar o coração e o caráter para que os homem possam andar no caminho do Senhor.” (MM 1999 pág. 167)
QUANDO OCORRE A CONFERÊNCIA GERAL, OS HOMENS DE RESPONSABILIDADES NA IGREJA INVENTAM ALGUMA NOVA TRADIÇÃO, (manual da igreja) ACHANDO QUE VAI MELHORAR O ESTADO DA IGREJA. QUEREM QUE TODOS OS MEMBROS OBEDEÇAM AS SUAS DECISÕES, QUANDO ISSO NÃO ACONTECE, DESLIGAM OS MEMBROS QUE FICAM DO LADO DA VERDADE.
Deus está operando, e vai operar por meio de humildes instrumentos. Deus levantará homens e mulheres de sua própria escolha. Vai tomar novamente as rédeas em sua mão. “Então Deus chamará para prestação de contas aqueles dentre os líderes da Igreja e os pastores que têm amarrado as mãos dos mensageiros de Deus, a quem eles têm feito mal, perseguindo, excluindo, e têm-se-lhes negado o púlpito para pregação do testemunho direto à igreja.” Ellen White diz:
“O Senhor Jesus pedirá um dia contas àqueles que amarram as suas mãos de tal forma que é quase impossível para você atuar em harmonia com as ordens do Senhor. “ A prata e o ouro são meus diz o Senhor, e o gado sobre os milhares de montes.” [Spalding and magan, p.441]
A esses excluídos gostaria de dizer, Deus secará o seu pranto e colocará o bálsamo curativo em seus corações. Com Suas confortadoras palavras:
"Alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus," disse Jesus. Lucas 10:20.
"Muitos cujos nomes estavam registrados no livro da vida tem sido tirados da igreja." Signs of the Times, 04/12/1893.
COMO DEVEMOS LER A BÍBLIA?
Como examinaremos as Escrituras, para compreender o que elas ensinam? Devemos estudar a Palavra de Deus com coração contrito, um espírito suscetível de ser ensinado e pleno de oração. Não devemos pensar, como os judeus, que nossas próprias idéias e opiniões são infalíveis, nem como os católicos, que certos indivíduos são os únicos guardiões da verdade e do conhecimento, que os homens não têm o direito de examinar as Escrituras por si mesmos, mas devem aceitar as explanações dadas pelos Pais da igreja. Não devemos estudar a Bíblia com o propósito de manter nossas opiniões preconcebidas, mas com o único objetivo de aprender o que Deus disse.
Temem alguns que se reconhecerem estar em erro, ainda que seja num simples ponto, outros espíritos serão levados a duvidar de toda a teoria da verdade. Têm, portanto, achado que não se deve permitir a pesquisa; que ela tenderia para a dissensão e a desunião. Mas se tal é o resultado da pesquisa, quanto mais depressa vier, melhor. Se há aqueles cuja fé na Palavra de Deus não suportará a prova de uma pesquisa das Escrituras, quanto mais depressa forem revelados melhor; pois então estará aberto o caminho para lhes mostrar seu erro. Não podemos manter a opinião de que uma posição uma vez assumida, uma vez advogada a idéia, não deve, sob qualquer circunstância ser abandonada. Há apenas Um que é infalível: Aquele que é o Caminho, a Verdade e a Vida.
Os que permitem que o preconceito ponha na mente uma barreira contra a recepção da verdade, não podem receber a iluminação divina. No entanto, ao ser apresentado um ponto de vista das Escrituras, muitos não perguntam: Isto é verdade - está em harmonia com a Palavra de Deus? mas: Por quem é defendido? e a menos que venha pelo instrumento que lhes agrada, não o aceitam. Tão plenamente satisfeitos estão com suas próprias idéias que não examinarão a evidência escriturística com o desejo de aprender, antes recusam ser interessados, meramente devido aos seus preconceitos.
Freqüentemente o Senhor trabalha onde menos O esperamos; surpreende-nos pela revelação de Seu poder em instrumento de Sua própria escolha, ao mesmo tempo que passa por alto os homens a quem temos olhado como sendo aqueles por cujo intermédio deve vir a luz. Deus deseja que recebamos a verdade em seus próprios méritos - porque é a verdade. Não deve a Bíblia ser interpretada para agradar às idéias dos homens, por mais longo que seja o tempo em que têm considerado verdadeiras essas idéias. Não devemos aceitar a opinião de comentaristas como sendo a voz de Deus; eles eram mortais, sujeitos ao erro como nós mesmos. Deus nos tem dado a faculdade do raciocínio tanto como a eles. Devemos tornar a Bíblia o seu expositor. (TM pág.105,106).
Qual é o homem que teme ao SENHOR? Ele o ensinará no caminho que deve escolher.
A sua alma pousará no bem, e a sua semente herdará a terra.
O segredo do SENHOR é com aqueles que o temem; e ele lhes mostrará a sua aliança.
(Salmos 25:12-14).
A sua alma pousará no bem, e a sua semente herdará a terra.
O segredo do SENHOR é com aqueles que o temem; e ele lhes mostrará a sua aliança.
(Salmos 25:12-14).
O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; bom entendimento têm todos os que cumprem os seus mandamentos; o seu louvor permanece para sempre.
(Salmos 111:10).
(Salmos 111:10).
Naquele tempo, respondendo Jesus, disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos.
Sim, ó Pai, porque assim te aprouve. Todas as coisas me foram entregues por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar. (Mateus 11:25-27)
0 comentários:
Postar um comentário