O QUE É O MISTÉRIO DE DEUS?

O Mistério de Deus!

João, em Apocalipse 10.7, escreveu que, um pouco antes da volta de Jesus, ‘cumprir-se-á, então, o mistério de Deus’. Paulo esclarece que ‘o mistério que esteve oculto dos séculos, e das gerações ... é Cristo em vós, a esperança da glória.’ (Col. 1.26-27). Assim conclui-se que um  pouco antes de Cristo retornar à Terra os cristãos estarão refletindo perfeitamente Seu caráter de amor, tendo obtido vitória completa sobre o ego, pela fé.
[1]“Para alguns pode ser um novo pensamento o de que o poder que atuou na criação é o mesmo poder que atuou na redenção; para todos é, e deve sempre ser um mistério. O próprio Evangelho é um mistério. O Apóstolo Paulo desejou as orações dos irmãos a fim de que lhe fosse dada eloqüência ‘para tornar conhecido o mistério do Evangelho’. (Efésios 6.19). Em outro lugar ele diz que foi feito ministro do Evangelho, de acordo com o dom da graça de Deus, dado a ele pelo eficaz  funcionamento de Seu poder, a fim de que ele ‘pudesse pregar entre os gentios as insondáveis riquezas de Cristo, e manifestar qual seja a dispensação do mistério, desde os séculos oculto em Deus, que criou todas as cousas por meio de Jesus Cristo.’ (Efésios 3.8-9). Aqui novamente vemos que o mistério do Evangelho é o mistério de criação.

“Este mistério tornou-se conhecido ao apóstolo através de revelação. Como a revelação tornou-se-lhe conhecida, nós o aprendemos em sua Epístola aos Gálatas, onde ele diz, ‘Faço-vos, porém, saber, irmãos, que o evangelho por mim anunciado não é segundo o homem; porque eu não o recebi, nem o aprendi de homem algum, mas mediante revelação de Jesus Cristo.’ E, então, ele define melhor o assunto, dizendo, ‘quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela sua graça, revelar Seu Filho em mim, para que eu O pregasse entre os gentios, não consultei carne e sangue.’ (Gál. 1.11-12, 15-16).
“Permitam-nos resumir os últimos poucos pontos.
1.    O Evangelho é um mistério.
2.    É um mistério que tornou-se conhecido mediante revelação de Jesus Cristo.
3.    Não foi meramente que Jesus lho revelou, mas que ele [Paulo] foi criado a fim de conhecer o mistério pela revelação de Jesus Cristo nele [Paulo]. Paulo primeiro teve que conhecer o Evangelho, antes que pudesse pregá-lo a outros; e o único modo, pelo qual ele poderia torná-lo [o evangelho] conhecido, foi ter Cristo revelado nele [Paulo]. A conclusão então é que o Evangelho é a revelação de Jesus Cristo nos homens.
 “Esta conclusão está plenamente exposta pelo apóstolo em outro lugar, onde ele diz que tornou-se ministro ‘de acordo com a dispensação da parte de Deus, que me foi confiada a vosso favor, para dar pleno cumprimento à Palavra de Deus: O mistério que estivera oculto dos séculos e das gerações; agora, todavia, se manifestou aos Seus santos; aos quais Deus quis dar a conhecer qual seja a riqueza da glória deste mistério entre nos gentios, isto é, Cristo em vós, a esperança da glória.’ (Col. 1.25-27).
“Assim estamos completamente seguros de que o Evangelho é o tornar Cristo conhecido nos homens. Ou antes, o Evangelho é Cristo nos homens, e o anúncio dele [do evangelho] é o tornar conhecido aos homens a possibilidade de Cristo morar neles. E isto concorda com a declaração do anjo, que eles deveriam chamar o nome de Jesus Emanuel ‘que quer dizer: Deus conosco’. (Mat. 1.23); e também com a declaração pelo apóstolo de que mistério de Deus é Deus manifesto na carne. Quando os anjos tornaram conhecido aos pastores o nascimento de Jesus, anunciou-se que Deus tinha vindo ao homem na carne; e quando se disse que estas boas notícias seriam para todo o povo, revelou-se que o mistério de Deus habitando em carne humana era para ser anunciado a todos os homens, e repetido em todos os que haveriam de crer nEle.
“E agora permitam-nos resumir brevemente tudo o que assim aprendemos.  
1.    O Evangelho é o poder de Deus para salvação. Salvação é somente pelo poder de Deus, e onde quer que esteja o poder de Deus, há salvação.
2.    Cristo é o poder de Deus. 
3.    Mas a salvação de Cristo passa pela cruz, então a cruz de Cristo é o poder de Deus. 
4.    Assim a pregação de Cristo e Ele crucificado é a pregação do Evangelho.
4.    O poder de Deus é o poder que cria todas as coisas. Então a pregação de Cristo e Ele crucificado, como o poder de Deus, é a pregação do poder criador de Deus disponível para a salvação dos homens.
5.  Isto é assim, porque Cristo é o Criador de todas as coisas.  
6.  Não somente assim, mas nEle foram criadas todas as coisas. Ele é o Primogênito de toda a criação ... A substância de toda a criação, e o poder pelo qual todas as coisas haveriam de aparecer, estava em Cristo. Esta simplesmente é uma declaração do mistério que só a mente de Deus pode compreender. 
7.  O mistério do Evangelho é Deus manifesto em carne humana. Cristo na terra é ‘Deus conosco’. Assim Cristo habitando nos corações de homens pela fé é toda a plenitude de Deus neles. 
8.  E isto não significa nada menos que a energia criadora em Deus operando nos homens mediante Jesus Cristo, para a salvação deles. ‘Se alguém está em Cristo, é uma nova criatura.’ (2a Cor. 5.17). ‘Somos feituras dEle, criados em Cristo Jesus para boas obras.’ (Efésios 2.10).
“Tudo isso está indicado pelo apóstolo quando diz que pregar as insondáveis riquezas de Cristo é fazer todos verem ‘qual é a compreensão do mistério, que desde o princípio do mundo ficou oculto em Deus, que criou todas as coisas por intermédio de Jesus Cristo.’” [2]

O Braço Direito Desta Mensagem!
Além de abster-se do fumo, álcool, drogas, pimenta, vinagre e dos alimentos condenados em Levítico 11 [Deuteronômio 14], a fim de contribuir com o Senhor em obter completa vitória sobre o ego, o cristão igualmente procurará abster-se de comer em excesso, bem como evitará, tanto quanto possível, também todos os demais alimentos de origem animal, pelo poder da Palavra de Deus.
“Ar puro, luz solar, abstinência, repouso, exercício, regime conveniente, uso de água e confiança no poder divino - eis os verdadeiros remédios.”[3]
 “Os nervos do cérebro, que se ligam com o organismo todo, são o meio pelo qual o Céu se comunica com o ser humano e afeta a sua vida íntima. O que quer que atrapalhe a circulação da corrente elétrica no sistema nervoso, debilitando assim as forças vitais e diminuindo a suscetibilidade mental, vem tornar mais difícil o despertar da natureza moral.”[4] Assim sendo, uma boa saúde tornará mais fácil ouvir a voz  de Deus  através de seu Espírito Santo. É também quando descuidamos dela que O estamos rejeitando. Deseja você também ouvir melhor a Sua voz?
“Nenhum de vós tem visto a necessidade da reforma de saúde, mas quando as pragas de Deus estiverem ao vosso redor, então vereis os princípios da reforma de saúde e a estrita temperança em tudo - essa temperança unicamente é o fundamento de todas as graças que vêm de Deus, de todas as vitórias a serem ganhas.”[5]
Através de um prisma você pode projetar o arco-íris sobre uma parede, e eis ali o belíssimo esplendor do sol visível. Qual é o papel da parede no processo? A virtude está apenas na luz incidente; a parede não produz as cores, apenas possibilita que nela se revelem. De qual maneira este fenômeno ilustra a Justiça de Cristo pela Fé?




[1] Ellet J. Waggoner, The Present Truth, 07.05.1896 [The Everlasting Covenant – God’s Promises To Us, págs. 18-20]. Ênfases acrescentadas.
[2] Ellet J. Waggoner, The Present Truth, 07.05.1896 [The Everlasting Covenant – God’s Promises To Us, págs. 18-20]. Ênfases acrescentados.
[3] Conselhos Sobre Saúde, pág. 90.
[4] Educação,  pág. 209. Ênfase acrescentada.
[5] Temperança,  pág. 201. Ênfases acrescentadas.

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